Itens do médico Rubens Maciel integram acervo do MUHM
A Medicina

Itens do médico Rubens Maciel integram acervo do MUHM

Compartilhe

19/10/2017 09:30

Documentos, livros e objetos de cerca de 50 anos dedicados à medicina agora integram o acervo do MUHM

Uma importante parcela da memória e muitos dos itens utilizados pelo médico Rubens Maciel no exercício da sua profissão, durante aproximadamente 50 anos, foram doados ao SIMERS, por meio do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). No total, são mais de 400 artigos, entre livros, revistas, documentos e objetos cirúrgicos cedidos pela família do médico. Um deles, em especial, chama a atenção pelo seu significado. Uma chave do Hospital Psiquiátrico São Pedro está entre os objetos da doação que agora compõem o acervo museológico do MUHM. Ela foi cedida à Maciel no final da década de 1930, quando ele iniciou seu trabalho na instituição. Uma coleção completa de revistas da Associação Médica do Rio Grande do Sul também foi doada, formando um importante acervo de pesquisa Histórica e Museológica. O médico faleceu em 2004, mas parte da sua trajetória ficará eternizada no Museu do SIMERS.
O médico Rubens Maciel. Foto: ARQUIVO SIMERS
O médico Rubens Maciel. Foto: Acervo Digital MUHM

O legado de Rubens Maciel

Rubens Maciel marcou a geração de médicos do seu tempo. Desde que ingressou na universidade, ocupou diferentes cargos na diretoria do Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre e formou-se como primeiro aluno da turma de 1937. Mais tarde, tornou-se professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e nos cursos de pós-graduação do Instituto de Cardiologia, presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia, da qual foi também sócio fundador. Em seu vasto currículo, constam ainda a direção do Programa Universitário da CAPES, membro do Conselho Federal de Educação, bolsista da Fundação Rockfeller para Educação Médica, delegado do Brasil na XVIII Assembleia Geral das Nações Unidas e consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Foi também membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Rio-Grandense de Medicina.
Tags: Rubens Maciel Acervo Museu de História da Medicina (MUHM) memória museu

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política