Grupo de Trabalho formado por Simers e Secretaria Estadual de Saúde volta a se reunir para tratar de demandas de saúde mental
Defesa

Grupo de Trabalho formado por Simers e Secretaria Estadual de Saúde volta a se reunir para tratar de demandas de saúde mental

Compartilhe

16/12/2021 09:48

O grupo de trabalho formado pelos integrantes do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) voltou a se reunir nesta terça-feira, 14. As principais necessidades e desafios em saúde mental, especialmente no Hospital Psiquiátrico São Pedro, foram tratadas durante o encontro.

Diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen Arduin, foi questionada sobre demandas que já vinham sendo abordadas pelo Núcleo, como a reabertura da Unidade de Dependência Química (UDQ) no São Pedro. A falta de profissionais é a principal razão para o projeto ainda não ter saído do papel. No entanto, Suelen confirmou o compromisso de reabertura dos leitos especializados em março de 2022. A realização de concurso público para a área de saúde estadual, no mês de janeiro, deve oportunizar a contratação de cerca de vinte psiquiatras para o HPSP.

Outro ponto abordado pelo GT foi a desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos do Hospital Colônia Itapuã. Um convênio entre a SES e a prefeitura de Viamão está sendo firmado para a transferência das pacientes a residenciais terapêuticos.


O tema gera preocupação para o Simers. A entidade  acompanha com atenção qualquer possibilidade de desativação de leitos psiquiátricos,  mesmo em suposto caráter de desinstitucionalização.  O Simers recentemente lançou uma campanha pela manutenção e ampliação da rede de assistência psiquiátrica estadual, cujo slogan é “Loucura é a falta de Assistência Psiquiátrica”.

Por fim, foram abordadas dificuldades estruturais para o acesso a exames especializados destinados a pacientes internados no São Pedro. Foi definido pelo envolvimento do MP-RS no tema, devido a dificuldades de maior agilidade na resolução da demanda, por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.  O Simers, por meio do Núcleo de Psiquiatria, realiza um trabalho permanente em defesa da saúde mental através do diálogo com diferentes instituições e órgãos do governo.  O Grupo de Trabalho com a SES, por exemplo, se reúne virtualmente a cada quinze dias para tratar das demandas do Hospital São Pedro e da rede estadual de assistência em saúde mental.

Além do coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti, participaram da reunião os diretores Luciana Mesko e Rogério Cardoso. Também acompanharam o encontro virtual os assessores político e jurídico do Simers.

Tags: Médicos Medicina Saúde Mental Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política