Encontro de Literatura e Medicina destaca a arte anatômica de Michelangelo
Vida

Encontro de Literatura e Medicina destaca a arte anatômica de Michelangelo

Compartilhe

11/12/2020 00:00

A arte anatômica de Michelangelo foi o tema do colóquio do último encontro on-line, deste ano, de Literatura e Medicina, realizado pela Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. O vice-presidente do Simers e presidente da Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), Dr. Marcos Rovinski, acompanhou a videoconferência, destacando a importância da arte na medicina.

O evento teve a coordenação do presidente da Academia, Carlos Henrique Menke, além da participação da acadêmica Mirian da Costa Oliveira e do professor de Anatomia do Departamento de Morfologia da UFCSPA, Deivis de Campos.

Deivis compartilhou dados de uma pesquisa de repercussão mundial, publicada na renomada Revista Clinical Anatomy, divulgando a descoberta feita por ele em uma obra de Michelangelo datada de 1525: o professor encontrou uma caricatura do pintor renascentista entre os traços do retrato que o artista fez para presentear sua amiga Vittoria Colonna.

A imagem traz uma figura curvada, passando a ideia de que estivesse concluindo um registro. Porém, seguindo a prática da época, não recebeu assinatura. Até então, o mundo conhecia apenas um autorretrato, em que Michelangelo se desenhou de pé, pintando a Capela Sistina, em 1509.

Tags: Museu de História da Medicina (MUHM) Exposição Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina ufcspa Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política