Em Grupo de Trabalho com a SES/RS, Simers exige agilidade para a realização de exames complementares aos pacientes do São Pedro
Defesa

Em Grupo de Trabalho com a SES/RS, Simers exige agilidade para a realização de exames complementares aos pacientes do São Pedro

Compartilhe

16/11/2021 15:16

O Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) esteve reunido no fim da manhã desta terça-feira, 16, com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Diretoria do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). 

O Grupo de Trabalho, criado em 2020 para discutir periodicamente pautas importantes à expansão e qualificação do Hospital São Pedro, debateu hoje a dificuldade para a realização de exames complementares aos pacientes internados. Entre eles, especialmente Tomografia Computadorizada, Eletroencefalograma, Ecografias e Eletrocardiogramas, essenciais ao diagnóstico e acompanhamento dos pacientes. 

O grande entrave está se dando na regulação desse processo por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, uma vez que há meses essa solicitação foi formalizada pela Diretoria do Hospital e pelo Simers, ainda sem resolutividade.

O diretor do Simers e coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti, afirmou que a “Secretaria Municipal da Saúde já tem conhecimento há meses dessa situação e havia afirmado que a questão estava encaminhada. Estamos falando de um problema de fácil resolução, em custo e logística, mas que impacta de forma significativa na assistência, aos pacientes e profissionais”, disse.

Também foi reiterado ao Estado a atenção permanente do Simers quanto ao cronograma de reabertura dos vinte leitos para dependência química no HPSP, com previsão para março de 2022. A diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen Arduin, destacou que ainda são necessárias contratações e ajustes de infraestrutura, mas a previsão segue mantida. 

Por último, foi lembrado da publicação do edital do concurso público, a ser realizado no próximo ano, que permitirá a contratação de novos médicos psiquiatras e reposição de pessoal ao São Pedro e outras unidades, mas ressaltou-se a necessidade de imediata discussão sobre a carreira de médicos no estado, para que se chegue a uma remuneração digna e compatível com a importância do trabalho desses profissionais, podendo atrair e fixar médicos no serviço público estadual. 

Nos próximos dias, o Simers solicitará formalmente uma agenda com o secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, a fim de viabilizar a realização dos exames por parte do município, além de encaminhamentos de ofícios ao MP-RS expondo a situação.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política