Eleições 2022: vinte e um médicos disputam vagas para a Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados
Médico

Eleições 2022: vinte e um médicos disputam vagas para a Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados

Compartilhe

01/09/2022 14:57

Com o fim do prazo para cadastro de candidaturas às Eleições Gerais de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa o julgamento dos 1420 cadastros de quem pretende conquistar uma das 55 cadeiras do Parlamento Gaúcho ou um dos 31 assentos da Bancada Gaúcha na Câmara Federal. Dentro do rol de profissões, a categoria médica possui, conforme dados oficiais da Corte Eleitoral, 21 candidaturas cadastradas. Doze disputam o cargo de deputado (a) federal e nove de deputado (a) estadual, o que compreende a uma proporção de quase 1,5% de todas as chapas que disputarão o pleito deste ano.

De acordo com o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, a representatividade e o empoderamento da categoria médica traz inúmeros benefícios à comunidade médica e à sociedade civil como um todo. “É um ganho mútuo, afinal, os profissionais ampliam sua representatividade política e isso gera ganhos para o desenvolvimento da Medicina e Saúde, bem como pautas diversas e de interesse da categoria. O Simers incentiva os colegas a disputarem os cargos eletivos, pois é por meio da Democracia que iremos conseguir melhores condições a todos”, descreveu.

Ao longo deste ano, o Simers entregou a diversos candidatos um documento com todos os pedidos da categoria, além de focar em um plano de reestruturação da profissão, melhorias nas condições de trabalho e a concretização da Carreira de Estado do Profissional Médico. O “Compromissos pelo Rio Grande” foi recentemente entregue para os postulantes ao Governo do Estado, no painel final do I Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde RS, realizado pelo Simers no último dia 18 de agosto, em Porto Alegre. Além destes, o comunicado já foi apresentado a senadores do RS, bem como ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e ao Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Confira quem são os médicos candidatos em 2022, pelo RS:

DEPUTADOS (AS) FEDERAIS

DOUTOR SCHULTE - José Francisco Schulte Ulguim
DR BENEDETTI - Carlos Alberto Benedetti
DR FAVIO TELIS - Favio Marcel Telis Gonzalez
DR GABRIEL - Jorge Gabriel Barros de Almeida
DR MARCOS - Marcos Dias Ferreira
DR ZACCARO - Jose Carlos Barbosa Zaccaro
DR. BENVEGNU - Luis Antonio Benvegnu
DR. FELIPE - Felipe Esposito Cordeiro
DR. JORGE ALAN - Jorge Alan Souza
OSMAR TERRA - Osmar Gasparini Terra
PEDRO WESTPHALEN - Pedro Bandarra Westphalen

*DEPUTADOS (AS) ESTADUAIS 

AIRTON ARTUS - Airton Luiz Artus
DR JORGE AMARAL - Jorge Gilmar Amaral de Oliveira
DR LAERCIO FERNANDES - Laercio Fernandes
DR THIAGO BRUNET - Thiago Pintos Brunet
DR THIAGO DUARTE - Thiago Pereira Duarte
DR. ANTONIO MOELER - Antonio Ricardo Costa Moeler
DR. ARMANDO MONIZ - Armando Manuel Giulian Moniz
DRA CIDA BRIZOLA - Maria Aparecida Brizola Mayer
DRA. ANA CORONEL - Ana Lucia Couto Coronel
PEDRO PEREIRA - Pedro Ozorio Pereira

Obs:
1 - Dados com base nas informações oficiais do TSE em 29/08/2022, quando 18 candidaturas de médicos aguardavam julgamento junto à Justiça Eleitoral. Aptas, apenas: Dr Laércio; Dr. Benvegnu e Dr Benedetti.
2 - O levantamento dos dados junto ao TSE tomou como base a atividade profissional. Foram colocas os nomes de quem colocou neste item Médico.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política