Diretora do Simers participa de live do Comitê em Defesa das Vítimas da Covid-19
Defesa

Diretora do Simers participa de live do Comitê em Defesa das Vítimas da Covid-19

Compartilhe

23/02/2022 16:19

Convidada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), a diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Gabriela Schuster da Rosa participou de live do Comitê em Defesa das Vítimas da Covid-19. O debate online sobre o tema: "A crise na força de trabalho da saúde", ocorreu na noite desta terça-feira, 22, e teve como anfitriã a vice-presidente do CES/RS, Inara Ruas, além da participação do presidente do Sindisaúde, Julio Jesien.

Na avaliação da representante do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica: “O momento é bastante delicado e, se não fossem os sindicatos a lutar pelos profissionais da saúde, a situação poderia estar ainda pior”. Ela destaca também o aumento significativo de médicos emergencistas com diagnóstico de Burnout. Por essa razão, o Simers criou o SIM Saúde Mental, que busca facilitar o acesso aos médicos em sofrimento emocional por conta do excesso de trabalho e de tensão nestes últimos dois anos.  

Para Inara, há necessidade de se voltar o olhar para a saúde física e mental destes trabalhadores: “Eles se submetem a contratos precarizados por necessidade. Nossas categorias têm algumas lutas em comum, como o plano de carreira e o fim da pejotização”.

Outro ponto levantado foi a questão da insalubridade, pois, segundo o presidente do Sindisaúde, muitos hospitais mantiveram o grau médio até mesmo aos que atuam nos CTIs. “São estas mesmas pessoas que passam pelo medo de contaminar os familiares ao serem expostos ao vírus diariamente”, relata Jesien.

Sobre o SIM Saúde Mental

O Simers atua de forma complexa, com o objetivo de promover a saúde integral e o bem-estar do médico. Neste período de pandemia, de muito trabalho e de novas realidades, cuidar da saúde mental é de suma importância. Por isso, a entidade oferece o SIM Saúde Mental, com serviço especializado e benefícios especiais aos associados. Confira a lista de profissionais parceiros no nosso site.

Tags: Medicina Médicos Covid-19

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política