Dia Nacional do Voluntariado: ações solidárias são um dos focos do Simers
Vida

Dia Nacional do Voluntariado: ações solidárias são um dos focos do Simers

Compartilhe

27/08/2021 18:07

A causa solidária foi potencializada com o advento da pandemia de coronavírus. Neste espírito humanista, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) comemora o Dia Nacional do Voluntariado, 28 de agosto e faz um balanço de suas atividades voltadas à responsabilidade social realizadas neste último ano. Assim, reforça parcerias com instituições, médicos e estudantes de Medicina que se engajam nestas causas.

Entre as ações de promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos, destaque às voltadas para a informação e prevenção da Covid-19. Primeira instituição a promover a distribuição de álcool em gel, o Simers ofereceu kits nos principais hospitais do Estado como meio de estimular a manutenção dos protocolos de segurança e cuidados com a saúde neste período. Como forma de prevenção, realizou voluntariamente a entrega de um dispenser do higienizador como parte da campanha que realiza pela valorização do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Além disso, em função das evidentes dificuldades para atendimento das demandas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), reforçou a sua atuação neste sentido, incentivou a mobilização de arrecadação de tecidos voltados à confecção de máscaras e aventais de proteção. Os artefatos foram doados por estudantes, médicos e sociedade e produzidos por voluntárias como as costureiras da cooperativa Copearte e entregues à diferentes unidades de saúde como no Bairro Bom Jesus, Serviço Social da Indústria (Sesi) e ao Hospital Divina Providência.

No início do ano, a entidade médica disponibilizou o espaço em seu estacionamento e, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, realizou a vacinação contra a Covid-19 aos idosos. 

https://www.simers.org.br/noticia?name=gratido-e-sentimento-unanime-entre-idosos-vacinados-contra-a-covid-19-no-simers

Dentro do espírito de auxiliar a comunidade, no Outubro Rosa a instituição recebeu voluntariamente cabelos que foram entregues as mulheres em tratamento contra o câncer por intermédio do Instituto da Mama do RS (Imama), para a confecção de perucas.

Trote Solidário 2021

Uma das mais tradicionais iniciativas do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), o Trote Solidário adequou-se aos modelos de distanciamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus e, por isso, a tradicional atividade de doação de alimentos ocorreu apenas de forma online e a doação de sangue mediante agendamento prévio de horário. Ao total, foram somadas 8,8 toneladas de alimentos arrecadados e 647 bolsas de sangue doadas. Participaram 20 universidades com cursos de medicina do Estado. Em período da vacinação a entidade promoveu campanhas para arrecadar presencialmente alimentos e agasalhos.

O novo trote está programado para acontecer a partir de setembro. Participe!

Tags: Medicina responsabilidade social

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política