Como se manter saudável em todas as idades e envelhecer bem - parte 3
A Luta

Como se manter saudável em todas as idades e envelhecer bem - parte 3

Compartilhe

28/11/2016 15:35

Prevenindo doenças

Quando um problema de saúde é descoberto cedo, é fácil reverte-lo. Foto: AndreyPopov /iStock.
Quando um problema de saúde é descoberto cedo, é fácil reverte-lo. Foto: AndreyPopov /iStock.
Como se manter saudável em todas as idades e envelhecer bem - parte 1 Como se manter saudável em todas as idades e envelhecer bem - parte 2 Além de manter hábitos saudáveis, fazer exames preventivos é essencial para prevenir doenças. É possível fazer pequenas mudanças na rotina para normalizar a saúde. Se alguma doença for identificada, quanto mais cedo, maior a probabilidade de curar. Por exemplo, se o câncer de mama é descoberto precocemente, entre os 40 e os 50 anos, há 95% de chance de cura. Para a maioria das pessoas saudáveis - que não possuem doenças - os primeiros exames preventivos são os testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) que devem ser feitos por todos que possuem vida sexual ativa (mesmo em relacionamentos estáveis). As mulheres também devem fazer os preventivos de câncer de colo de útero. Apesar da genética influenciar apenas 20% na nossa saúde, é preciso ficar atento ao histórico familiar e fazer exames para controlar o possível surgimento da doença. É a partir dos 30 anos, quando o processo de envelhecimento inicia lentamente, que as doenças começam a se manifestar e é preciso ficar atento a alguns índices como pressão, colesterol e glicose. A médica de família destaca:
A frequência de exames vai depender do estado de saúde, estilo de vida e do histórico familiar. Se alguém é saudável, não tem porque fazer exame de colesterol todo ano. O ideal é ter o acompanhamento de um médico e ir investigando de acordo com os problemas.
Aos 50 anos, o processo de envelhecimento acelera e é nesse período que se colhe os frutos dos hábitos que se teve durante a vida. Se a pessoa possui práticas saudáveis e não apresenta nenhum sintoma de doença, basta seguir monitorando o peso corporal, pressão, colesterol, glicose e outras doenças do histórico familiar, como cânceres. Além disso, nessa idade é preciso começar a fazer exames preventivos de câncer de mama e de câncer de intestino. Ao chegar aos 60 anos, os médicos também indicam fazer uma densitometria para prevenir uma possível osteoporose. Após os 60 anos, fica claro quem cultivou hábitos saudáveis durante a vida. "Nesse período, a saúde de duas pessoas da mesma idade varia muito, a diferença pode ser chocante", explica Cynthia. A médica também frisa a importância de manter a cabeça ativa, aprendendo coisas novas; de dar a devida atenção a crises e possíveis doenças mentais; ter uma vida sexual saudável e nutrir bons relacionamentos. "É importante ter um médico de referência que acompanhe. É ele que irá conhecer o histórico da pessoa e da família, acompanhar as mudanças do corpo e identificar possíveis problemas", aconselha a médica. Infográfico - Como se manter saudável (1)
Tags: exames preventivos saúde envelhecimento prevenir doenças

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política