Cinco dicas para proteger seu consultório ou clínica contra a crise
O Médico

Cinco dicas para proteger seu consultório ou clínica contra a crise

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04/05/2016 09:20

Uma das preocupações mais atuais de qualquer profissional e empreendedor é como proteger seu negócio das adversidades da crise financeira que atinge o Brasil. Para os médicos que possuem consultório ou clínica, a apreensão não é diferente. Confira cinco dicas de especialistas, o médico gastroenterologista e consultor em gestão de consultórios, Guilherme Sander, e os consultores em gestão de saúde, Tiago Delgado e Felipe Lourenço. Eles explicam como administrar sua organização e evitar as dificuldades impostas pelo contexto econômico. CrisisPrevention_Dominos_bernsteincrisismanagement.com
  1. Falta de controle das finanças é o inimigo número um

Quando se trata de finanças de empresas, cortar custos não deve ser a primeira medida, apontam os especialistas. Eles indicam controlar o fluxo de caixa, bem como as contas a pagar e a receber em planilhas. “O acesso a estes dados ajuda consideravelmente o médico tomar decisões financeiras assertivas. A falta de controle das finanças é o inimigo número um”, aponta Tiago Delgado. Já Felipe Lourenço ressalta que desta forma o médico poderá entender não só quais são seus principais custos e receitas de um determinado mês, mas ter uma ideia da saúde financeira da clínica ou consultório nos meses seguintes e se preparar para situações de caixa negativo, por exemplo. Para Guilherme Sander, é essencial evitar cair nos juros altos da conta do cheque especial - um erro simples, mas que em contas empresariais é bem mais frequente que em contas particulares. “Se a clínica está entrando muito no vermelho, talvez seja hora de fazer um pequeno aporte dos sócios para garantir um fluxo de caixa no verde o mês todo”, explica.  
  1. Foco nos pontos Pessoa, Processo e Produto

O momento de crise pode ser interessante para médicos transformarem a eficiência de gestão e atendimento. “O foco total deve estar concentrado em 3 pontos principais: Pessoa, Processo e Produto”, alerta Delgado. Pessoa são os funcionários, um dos maiores ativos que os médicos podem ter dentro de seu consultório. “Em épocas de crise os salários ficam mais achatados e com isso surgem oportunidades de realizar excelentes contratações. É mais barato para a clínica pagar mais por um bom funcionário do que pagar pouco para um funcionário ruim”, esclarece. O Processo inclui uma estrutura adequada para que os profissionais consigam ser mais eficientes. “É importante a clínica se informatizar, ter um bom sistema de prontuário eletrônico, idealmente em nuvem que permite aos profissionais lidarem com informações da clínica de qualquer lugar. Aproveite para colocar sua clínica tecnologicamente na frente”, indica. O Produto, o atendimento clínico, é a essência de um consultório, e não se refere apenas ao momento em que o paciente está na frente do médico, mas começa quando é feito contato por telefone, a recepção, passando pelo atendimento médico até um contato pós atendimento para avaliar a satisfação e se colocar à disposição para ajudar em qualquer pendência. “Em épocas de crise as pessoas tendem a migrar mais de uma clínica para outra, por isso é importante controlar todo o processo de atendimento”, assegura Delgado.  
  1. Fidelize e conquiste pacientes

Um estudo realizado pela equipe de Phillip Kotler, guru do marketing, provou que a lucratividade de qualquer empresa no mundo é proporcional a porcentagem de clientes desta empresa que indicam o serviço. O tradicional “boca a boca” atravessa anos e continua sendo uma das medidas mais eficazes para preservar e atrair clientes. Fidelizar um paciente inclui o atendimento clínico de excelência, pelo qual se percebe que o médico está entregando algo extra, e a utilização da tecnologia. “Lembre o horário de seu paciente via email ou mensagem de texto, faça outro contato após a consulta agradecendo e se colocando à disposição. Hoje em dia ter acesso a sistemas modernos é extremamente fácil e barato”, informa.  
  1. Promova seu negócio

Consultório e clínica são um negócio Para garantir o sucesso da clínica ou consultório é preciso reconhecer que se trata de um negócio. “Ainda é possível ver muitos profissionais sem essa preocupação. O médico que tem seu próprio consultório é um empreendedor, e é muito interessante ter essa visão de negócios”, destaca Lourenço.   Campanhas e marketing digital Para Lourenço, é preciso não ter receio de aparecer. É possível criar campanhas, fazer anúncios, escrever artigos, tanto para revistas quanto para blogs, participar de eventos e grupos de discussão sobre sua especialidade, tudo isso ajuda a criar a marca do profissional e, consequentemente, a promover a clínica ou o consultório. Além disso, Lourenço indica que uma das ações mais eficientes, e com melhor retorno sobre o investimento, é desenvolver o marketing digital. “Colocar o consultório no Google Maps, participar de redes sociais, ter um site e escrever em um blog são algumas maneiras de deixar os pacientes te encontrarem e também de criar uma marca online”, afirma. Também vale o investimento em ferramentas como o Google AdWords, principalmente para os médicos que possuem clínicas no interior, onde o Google cobra menos pelo leilão de palavras, indica Delgado.  
  1. Compartilhe

Em momentos de crise é hora de reavaliar custos desnecessários e de se utilizar da palavra da década, que é compartilhamento. Essa é a opinião do médico Guilherme Sander. “Com certeza é importante compartilhar. Dividir os custos e eliminar a ociosidade de salas no seu consultório é a melhor maneira de evitar desperdícios em tempos de crise”, garante.
Tags: Crise financeira Gestão em saúde Administração de clínicas Administração de consultórios

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