Bases Legislativas do SUS foram tema da terceira aula da Academia de Líderes do Simers
Médico

Bases Legislativas do SUS foram tema da terceira aula da Academia de Líderes do Simers

Compartilhe

12/06/2022 10:17

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo auxiliando cerca de 180 milhões de brasileiros. Dentro deste conjunto existem as bases legislativas que foram apresentadas pelo advogado do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, José Antônio Carrazzoni dos Reis Júnior, durante a terceira aula da Academia de Líderes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). O encontro ocorreu na manhã deste sábado, 11, no auditório da entidade médica.  

Carrazzoni apresentou aos médicos o assento constitucional da saúde, a concretização da saúde pelos tribunais e as diretrizes do SUS. O profissional apresentou uma linha do tempo demonstrando a criação, redefinição, estruturação e emenda do sistema possibilitando o debate entre a categoria participante. 

Temas como regulação de leitos, direito à saúde, acesso a medicamentos e judicialização da saúde foram discutidos durante o encontro. Para a psiquiatra e aluna Graziela Stein de Vargas, é importante debater assuntos como os trazidos durante a explanação.  “A importância é a troca de informações com os colegas de diversas especialidades e, também, de consolidar o conhecimento prévio que a gente tinha. Nos atualizarmos com a apresentação de um operador do Direito e pudemos ouvir a experiência prática dos colegas. Foi maravilhoso”, disse.

 
Segundo o Diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza, o propósito da Academia não é apenas  formar líderes. “Queremos capacitá-los de forma a exercer a liderança de maneira ideal, para tanto o tema como o Sistema Único de Saúde não poderia ficar de fora, uma vez que muitos médicos exercem seu papel dentro dessa esfera”, comentou.  

A próxima aula está programada para ocorrer no dia 16 de julho, das 8h às 13h, no auditório do Simers.
 

Tags: Médicos Empreendedorismo liderança

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política