As 5 frases mais infelizes do ministro da Saúde
A Medicina

As 5 frases mais infelizes do ministro da Saúde

Compartilhe

08/02/2016 06:00

Ministro da Saúde, Marcelo Castro
Ministro da Saúde, Marcelo Castro
Logo após assumir o cargo, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, viu-se diante de uma situação de emergência na área, gerada pelo grande número de casos de microcefalia, que acabaria atribuído à presença do vírus zika no país. Desde então, o médico psiquiatra e deputado federal licenciado acumula uma série de declarações infelizes, especialmente sobre a doença. Uma das primeiras e mais marcantes foi quando ele alertou a população que “sexo é para amadores, gravidez é para profissionais”. As observações, e até críticas, do ministro têm gerado insatisfação no governo. Ele já apontou que o Brasil “está perdendo feio a batalha para o mosquito” Aedes aegypti, e foi chamado ao Palácio do Planalto para dar explicações. “Toda pessoa tem direito de um dia se expressar mal”, declarou na saída. Porém, as reiteradas gafes têm deixado Castro de fora da maior parte das entrevistas coletivas da pasta. Confira as principais pérolas de Marcelo Castro:

1. “Sexo é para amadores, gravidez é para profissionais”

Quando a epidemia de microcefalia ainda beirava os 400 casos e a associação com o zika não estava confirmada, o ministro recomendou que os casais conversassem com os médicos antes de decidir ter um filho. Ele completou: “Ninguém deve engravidar ao acaso, deve ser feito um planejamento para uma maternidade responsável”. A frase desastrada deixou a impressão que os pais estariam sendo responsabilizados pela má-formação dos bebês.

2. “Torcer para que as mulheres peguem zika antes da idade fértil”

Para o ministro, a torcida seria a solução para combater a microcefalia, que pode acometer os fetos de mulheres grávidas que contraem o vírus. Isso apostando na hipótese ainda não confirmada de que, após o contágio, a população ficaria imunizada.

3. “É tímido, mas gosta das extremidades”

Esta é a descrição de Castro para o “danado” do Aedes aegypti. Segundo ele, as mulheres, grávidas ou não, seriam as principais vítimas do mosquito, “porque elas ficam com as pernas de fora e, quando usam calça, usam sandálias”.

4. “Marinha e Aeronáutica deveriam combater o Aedes, pois vive na água e voa”

O ministro tentou mostrar bom humor nesta declaração, ao apresentar a força conjunta com o Exército para o combate ao mosquito. Ele brincou que foi escolhida a força armada errada. Os militares não pareceram ter achado a tirada engraçada. Ministro-da-Saude-Marcelo-Castro-FabioRodriguesPozzebom-Abr-2

5. “População não vai nem sentir a CPMF”

O repertório de frases infelizes de Marcelo Castro não se resume ao Aedes aegypti. O ministro elogiou a recriação do tributo que, segundo ele “é o melhor imposto que existe” e palpitou que deveria ser permanente. Para Castro, “todo brasileiro está disposto a contribuir”.
Tags: Ministério da Saúde CPMF Microcefalia Zika vírus Aedes aegypti Política Marcelo Castro

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política