Ampliação de psicofármacos fornecidos pelo SUS é pauta de reunião entre Simers e Ministério da Saúde
Medicina

Ampliação de psicofármacos fornecidos pelo SUS é pauta de reunião entre Simers e Ministério da Saúde

Compartilhe

21/10/2021 09:20

Ampliação de psicofármacos fornecidos pelo SUS é pauta de reunião entre Simers e Ministério da Saúde

A incorporação de novos medicamentos psiquiátricos no rol do Sistema Único de Saúde (SUS) foi pauta de um encontro virtual nesta quarta-feira, 20, entre os integrantes do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e o Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.

O diretor da entidade médica, psiquiatra e coordenador do Núcleo, Fernando Uberti, conduziu a reunião e expôs à diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Sandra de Castro Barros, os motivos pelos quais o Simers batalha pela ampliação dos psicofármacos. Além de tratamentos mais eficazes aos pacientes psiquiátricos, as novas fórmulas gerariam menos custos ao Poder Público. Há meses o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato tenta contato com o Departamento de Assistência Farmacêutica do Rio Grande do Sul (Deaf) para tratar da pauta, mas sem sucesso. 

Sandra manifestou a disposição do Ministério da Saúde a contribuir e indicou os caminhos institucionais para o encaminhamento oficial da demanda. O Simers formalizará o pedido à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e ao Departamento de Assistência Farmacêutica do RS (Deaf), o que deve ocorrer nos próximos dias.

Também participaram da reunião a diretora adjunta do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Ediane Bastos, e os representantes do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Luciana Mesko, Gabriela Schuster da Rosa, Rogério Cardoso, além do assessor político da entidade, Leandro Melo.

 

Tags: Medicina Médicos Núcleo de Psiquiatria Simers Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política