Academia de Líderes: Oratória, construção do discurso e a trajetória de J.J Camargo foram temas da quarta aula
Medicina

Academia de Líderes: Oratória, construção do discurso e a trajetória de J.J Camargo foram temas da quarta aula

Compartilhe

19/07/2022 11:23

A quarta aula da Academia Simers de Líderes, projeto coordenado e desenvolvido pelo diretor de Políticas Estratégicas da instituição, Vinícius de Souza, teve como temas o desenvolvimento da oratória, a habilidade de storytelling, a construção do discurso, oficina prática de entrevista e a presença do reconhecido médico José de Jesus Peixoto Camargo, mais conhecido como J.J Camargo, contando a sua trajetória na medicina.  

O encontro ocorreu no sábado, 16, na sede da entidade médica. O jornalista e professor Cássio Peres, ministrante da primeira aula do dia, apresentou a jornada do herói e as conexões líquidas de Zygmunt Bauman para destacar a importância do preparo dos profissionais durante apresentações de trabalhos ou em palestras. Cássio aplicou exercícios de improvisação com os médicos participantes, ressaltando a necessidade da clareza, seja na fala para informar, seja nos objetivos e conteúdos.  

Na segunda aula do dia, o diretor de cena e jornalista Antônio Sacomory apresentou a técnica do clown, para trabalhar a desconstrução e a desenvoltura dos médicos em frente às câmeras, em entrevistas ou apresentações. Os participantes também tiveram prática com gravações de vídeos e análise de performance.

A convite da diretoria do Simers, o médico José de Jesus Peixoto Camargo, popularmente conhecido como JJ Camargo, relatou um pouco da sua trajetória, desde o início da sua carreira. Camargo formou-se em medicina na UFRGS em 1970, especializando-se em cirurgia torácica e completou sua formação acadêmica na Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Além de profissional da saúde, é escritor e colunista de jornal. No decorrer dos anos, J.J Camargo vem deixando um grande legado à medicina. Foi pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, em 1989, e o primeiro a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos EUA, em 1999. Ao total, já realizou mais de 625 transplantes em sua história. 

Para o presidente do Simers, Marcos Rovinski, poder proporcionar aos colegas crescimento em suas carreiras e contar com a presença de uma autoridade na medicina como o colega J.J Camargo é valorizar quem se dedica salvando vidas. “A Academia Simers de Líderes visa o aperfeiçoamento dos médicos, para o exercício da liderança, tanto na atividade sindical como na civil. A presença do doutor Camargo e as suas palavras servem como exemplo pelo seu conhecimento e o seu exercício profissional”, salientou o presidente.

Conforme o diretor de Políticas Estratégicas, Vinícius de Souza, trazer aos colegas dinâmicas de aprimoramento é uma forma de proporcionar crescimento aos profissionais. “O andamento desse projeto é fantástico e o interesse de tantos médicos no desenvolvimento de habilidades que não são específicas da Medicina demonstra que estamos cumprindo o objetivo da Academia, que é a formação de líderes", observou Vinícius, ao festejar a boa adesão dos médicos aos cursos da Academia de Líderes.

Esse foi o último encontro da primeira turma 2022/1 da Academia Simers de Líderes. A formatura dessa turma de médicos será celebrada no Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde RS, que vai ocorrer no dia 18 de agosto de 2022, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS. 
A segunda turma do projeto abrirá em agosto, com médicos e acadêmicos associados como público-alvo. Mais informações, contate pelo e-mail politicasestrategicas@simers.org.br

Tags: Médicos Medicina liderança Política Comunicação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política