5 práticas de marketing digital que 99% dos consultórios ignoram
O Médico

5 práticas de marketing digital que 99% dos consultórios ignoram

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04/11/2016 10:51

SIMERS / Divulgação
SIMERS / Divulgação
A internet transformou o mundo e modificou também as relações profissionais. Atualmente a maioria das pessoas está conectada e se tornou imprescindível que as empresas pratiquem marketing digital. No setor da saúde não é diferente. Visualizando a importância do tema e a necessidade de ampliar o conhecimento na área, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul realiza no mês de novembro o Curso de Introdução no Marketing Digital.  Para conferir o cronograma e se inscrever acesse www.eventosimers.com.br.

Saiba como divulgar o seu trabalho

Estudos indicam que o perfil do paciente mudou. Com o “Dr. Google”, ele já vai às consultas munido de diversas informações, muitas vezes equivocadas, sobre o que pode estar acontecendo com saúde. Da mesma maneira, o paciente também procura saber de serviços, produtos e quais profissionais consultar. Ou seja, busca referência. O marketing digital vem para auxiliar nessa mudança. É possível dialogar com o seu público alvo pelas redes sociais, através de produção de conteúdo (vídeos, artigos e imagens), informações ao vivo, e nessas funções é possível mensurar quantas pessoas se interessam pela sua área ou produto, para que assim você possa atender as necessidades do seu cliente/paciente.

Marketing de Conteúdo

Esta estratégia de abordagem de marketing é uma forma de se conectar com o público (ou possível público) do seu consultório, deixando a relação mais próxima. Grande parte das pessoas utiliza a internet em um primeiro momento com a intenção de se informar sobre algo, através de buscas e/ou indicações de amigos. Desta forma, criar conteúdo sobre assuntos da sua especialidade ajuda a criar relevância para o seu nome e confiança para os possíveis consumidores. Confira algumas dicas rápidas:
  • Tenha seu próprio site:uma página própria é um investimento baixo e que ajuda na sua estratégia, pois toda a audiência (pessoas que visitam seu site) contará a seu favor para que ele seja mais facilmente encontrado em mecanismos de busca como o Google. Você pode pesquisar e comprar endereços disponíveis no site Registro.br, após adquirir seu domínio, procure uma empresa que possa desenvolver um site de acordo com a sua necessidade.
  • Copiar e colar, jamais: nunca copie textos de outras páginas da internet, trabalhe sempre conteúdo autoral. Além de ser uma prática incorreta, a prática de copiar textos é identificada pelos mecanismos de busca, que penalizam os sites que o fazem, diminuindo a visibilidade dos mesmos.
  • Trabalhe seu CTA: esta sigla vem do inglês "Call To Action", que significa "chamada à ação". No marketing, essa expressão é usada para indicar ao seu leitor o próximo passo que ele deve dar. Por exemplo, ao fazer um texto com dicas de prevenção para seus pacientes, você pode aconselhar no final que o leitor realize uma revisão preventiva, colocando nessa indicação um link para envio de uma mensagem ou até mesmo o telefone do seu consultório.
  • Divulgação em Redes Sociais

    As redes sociais diversificaram muito a forma como as pessoas e as marcas se relacionam. Entre as redes mais usadas no Brasil, estão: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Snapchat. Mas a maior delas ainda é o Facebook, que também possui o público mais diversificado. Você não precisa estar em todas elas, na verdade é melhor estar em poucas (ou uma) e fazer um trabalho bem feito. Saiba como utilizar as redes sociais aqui. As redes sociais diversificaram muito a forma como as pessoas e as marcas se relacionam. Entre as redes mais usadas no Brasil, estão: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Snapchat. Mas a maior delas ainda é o Facebook, que também possui o público mais diversificado. Você não precisa estar em todas elas, na verdade é melhor estar em poucas (ou uma) e fazer um trabalho bem feito. Saiba como utilizar as redes sociais aqui.

    E-mail Marketing

    Está é mais uma forma de comunicação que visa estreitar a relação com o paciente, além de formar uma base de contatos que pode ser usada para prospectar novos clientes. O e-mail pode ser utilizado para troca de informações, como lembrança de consulta e cancelamentos, além de ser uma forma de entregar conteúdo de valor ao seu paciente. Tendo e administrando sua base de e-mails, você pode enviar felicitações de aniversário ou datas comemorativas, orientar pessoas, comentar sobre um novo procedimento de sua especialidade, entre outras ações. Confira algumas dicas rápidas:
  • Utilize uma ferramenta:  as ferramentas de envio de e-mail são a melhor forma de administrar essa estratégia. Esses programas online salvam sua lista de contatos, oferecem templates (padrões visuais) para as peças e relatórios sobre cada disparo feito. Entre as opções gratuitas, uma das mais utilizadas é o Mail Chimp. Com apenas alguns passos você cadastra seus contatos e pode efetuar seus disparos.
  • Aumente sua base: quando você utiliza esse tipo de estratégia é muito importante você estar sempre aumentando sua lista de contatos. Uma forma de fazer isso é solicitar o e-mail dos pacientes no momento do cadastro, outra é instigar os visitantes do seu site a se cadastrarem para o recebimento de dicas.
  • Não faça SPAM: você só deve enviar e-mails para os usuários que aceitaram receber esse tipo de contato, caso contrário a prática é considerada um SPAM e seus e-mails não serão mais entregues. Quando um usuário deixa o e-mail no seu site, ele já está dando autorização para seu contato, mas quando você solicita o e-mail ao cadastrar seu paciente, é importante constar uma autorização para o envio.
  • Pesquisa de satisfação

    A melhor forma de você saber se seus pacientes estão satisfeitos é questionando. De uma forma simples e eficaz, você consegue diagnosticar como seus clientes se sentem no seu consultório e o que pode melhorar. As pesquisas de satisfação são questionários que ajudam a avaliar o serviço prestado. Por exemplo, se o paciente disser que está insatisfeito com o atendimento do profissional que atua na recepção, é sinal que está sendo necessário um alinhamento com sua equipe. Confira algumas dicas rápidas:
  • Como fazer: você pode fazer sua pesquisa após a consulta com um formulário impresso e depois transferir estas informações para o Excel, ou pode fazer diretamente online, enviando por e-mail para o preenchimento. Uma forma gratuita e simples de fazer a pesquisa online é usar os formulários do Google. De forma intuitiva, você faz sua pesquisa sem pagar nada e ainda pode ter gráficos com os resultados em tempo real.
  • Não tome decisões por respostas isoladas: não é porque um paciente ficou insatisfeito que você precisa mudar tudo. Procure entender o quadro geral das respostas e ver o que realmente precisa ser corrigido. Além disso, lembre-se de sempre dar um retorno quando a opinião for negativa, muitas pessoas mudam de opinião após receber uma atenção e uma explicação sobre o acontecimento.
  • Anúncio de Internet

    Usar mídias digitais é uma ótima alternativa e com custo menor para escapar dos tradicionais jornais e revistas. Uma boa iniciativa é utilizar Google Adwords, a ferramenta de compra do Google que permite a publicidade nos resultados de pesquisa do Google e na rede de sites parceiros do gigante das buscas. O cadastro na ferramenta é gratuito. Lá você vai conferir como ela funciona e tutoriais para iniciar suas campanhas. Veja como fazer:
  • Rede de Pesquisa: nesta frente, seus anúncios vão aparecer quando o usuário fizer alguma busca. Você compra palavras-chave que deseja aparecer e paga a cada clique que recebe. É muito importante que você compre palavras relevantes para seu consultório e que realmente correspondam ao que você oferece.
  • Saiba para onde levar o usuário: quando você investe em mídias digitais, é importante que você tenha um endereço de destino, o que reforça a necessidade de ter um site. Inclua na página de destino informações complementares a busca e deixe de forma clara e destacada as informações do seu consultório, para facilitar o contato do usuário.
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    Tags: consultório Atendimento médico Marketing digital Consultório médico Organização do consultório

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