Simers cobra soluções e prefeito de Esteio pretende quitar atrasos com médicos até janeiro
Defesa

Simers cobra soluções e prefeito de Esteio pretende quitar atrasos com médicos até janeiro

Em reunião com o sindicato, Felipe Costella se comprometeu a pagar integralmente o mês de outubro até 15 de dezembro e buscar alternativas para melhorar a gestão e o financiamento da saúde no município

Compartilhe

09/12/2025 15:22

Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, reuniu-se com o prefeito de Esteio, Felipe Costella (PL-RS), na manhã desta segunda-feira, 8, na Prefeitura, para tratar da valorização, das condições de trabalho e dos pagamentos em atraso destinados aos médicos que atuam no município.

Matias questionou o prefeito sobre a previsão para regularizar os repasses e sobre a possibilidade de a administração municipal contratar profissionais diretamente, sem a intermediação de empresas terceirizadas que acabam “quarteirizando” o processo de gestão. Costella admitiu a falta de recursos e mencionou a necessidade de arcar também com outras despesas e precatórios do município. Reconheceu o atraso nos pagamentos aos médicos e afirmou que sua intenção é equalizar todas as pendências até o final de janeiro.

Ficou definido que o valor referente ao mês de outubro será pago integralmente até o dia 15 de dezembro. Diante disso, o presidente do Simers solicitou que a Prefeitura formalize essa comunicação à categoria médica, lembrando que o sindicato já havia enviado ofício anteriormente, sem resposta.


Outro ponto abordado foram os recursos que podem vir via TUNEP — a Tabela Única Nacional de Equivalência de Procedimentos, antigo instrumento normativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que estabelecia padrões de valores para procedimentos de saúde. A procuradora do município ficou responsável por analisar a tabela do Ministério da Saúde e os dois projetos de lei referentes a pagamentos, que poderão ser compartilhados pelo sindicato.

Leia mais:

Esteio: Médicos do Hospital São Camilo deixam de restringir atendimento
Simers se reúne com direção da empresa que administra UBSs e ESFs de Esteio
Esteio: Médicos da emergência do Hospital São Camilo iniciam restrição de atendimento no dia 28 de novembro

Em defesa da saúde regional, Matias também pediu apoio para a federalização do Hospital Universitário de Canoas, medida que, segundo ele, poderá desafogar a rede da Região Metropolitana. O prefeito de Esteio demonstrou apoio à iniciativa.

Participaram do encontro o diretor-geral do hospital, Jonatãn Carvalho da Silva; o secretário da Saúde, Gilson Menezes; o chefe de gabinete, Daniel Grassmann; a procuradora-geral do município, Camila Buralde; e as assessorias jurídica e relações governamentais do Simers.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Médicos Medicina saúde Atraso pagamento médicos negociação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política