Violência contra os médicos é tema de audiência na AL
Defesa

Violência contra os médicos é tema de audiência na AL

Compartilhe

12/08/2020 00:00




A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizou audiência pública virtual nesta quarta-feira ( 12/08 ) para tratar da agressão à médica Scilla Lazzarotto em Pelotas. A iniciativa do encontro partiu do deputado Thiago Duarte.

Na sua manifestação, o vice-presidente do Simers, Marcos Rovinski, lembrou outros casos de violência que ocorreram contra médicos nos municípios de Quaraí, Cerro Largo, Tapes, Rio Grande, Santa Maria, Júlio de Castilhos e Porto Alegre. Fora isto, Rovinski ressaltou ainda as ameaças que os profissionais sofrem nas redes sociais.

Segundo o dirigente do Simers, os municípios preocupam-se com a segurança do patrimônio e esquecem dos médicos. “Estes profissionais estão na linha de frente no combate ao coronavírus e não podem ser vítimas deste tipo de violência”, afirmou. Marcos Rovinski destacou a campanha “Violência Não!”, que o Simers lançou recentemente para chamar a atenção da sociedade para estes fatos.

A diretora Daniela Alba também participou da audiência e disse que boa parte destes episódios ocorrem por dois motivos: violência de gênero e desinformação. Ela ressaltou que a maioria dos casos de violência são marcados por ataques contra médicas. Além disso, Daniela lembrou que muitos familiares confundem o atendimento médico como agressão ao paciente, o que não configura uma verdade.

Durante a audiência pública, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte citou o PL 277/2019, que institui o Parto Seguro no Rio Grande do Sul. A matéria encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e já teve oito pedido de vistas. O Simers manifestou apoio ao PL por ter contribuído em sua elaboração, ao lado do Cremers e da Sogirgs.

Tags: Assembleia Legislativa Violência na saúde Violência, Não!

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política