Trabalhadores do Clínicas param nesta quinta em Porto Alegre
A Luta

Trabalhadores do Clínicas param nesta quinta em Porto Alegre

Compartilhe

18/05/2017 08:28

Os trabalhadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) param por quatro horas, nesta quinta-feira (18), em busca da atualização do valor do vale-alimentação. A mobilização foi deflagrada após negativa da direção do HCPA e da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) em negociar qualquer correção do benefício, mesmo com inflação que retira o poder de compra do vale.
Está prevista concentração entre 10h e 14h na entrada principal do hospital, localizado na Rua Ramiro Barcelos, 2350. Nos dias 24 e 29 deste mês, as categorias voltam a protestar com paralisações das atividades, informa o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). O calendário foi definido em assembleia realizada no último dia 11.
Para a vice-presidente do SIMERS, Maria Rita de Assis Brasil, não se pode admitir que mais uma vez os trabalhadores sofram perdas e não tenham qualquer indicativo de reajuste. “Mais do que nunca, precisamos estar unidos para lutar contra os ataques sistemáticos que têm sido feitos aos nossos direitos. Para isso, os sindicatos precisam contar com a força da classe trabalhadora”, ressaltou Maria Rita.
Na semana passada, as categorias garantiram a manutenção do pagamento do vale, enquanto não são concluídas as negociações do novo acordo coletivo, ainda em andamento. Havia a insegurança sobre a manutenção do vale devido a uma medida cautelar concedida em 2016, que questionava a súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com a mudança, a lei não garante a manutenção das definições de um ACT depois de sua expiração, ainda que novas tratativas já estejam em andamento.
Reivindicação de reajuste - No ano passado, o reajuste oferecido pelo HCPA foi de 6%, frente a uma inflação que chegou próxima aos 10%. Em 2017, a reivindicação é que o benefício seja pago em valor equivalente a duas cestas básicas, como forma de recuperar as perdas acumuladas e conquistar ganho real. Atualmente, o vale-alimentação é de R$ 458,06 (descontada a contrapartida do trabalhador).
Tags: Paralisação vale-alimentação Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política