Simers intensifica negociações com hospital de Três de Maio
Defesa

Simers intensifica negociações com hospital de Três de Maio

Compartilhe

01/03/2021 17:03

 

O diretor-adjunto de Interior do Simers, Willian Adami, participou, na manhã de quarta-feira (24), de reunião na Prefeitura de Três de Maio, sobre o HSVP (Hospital São Vicente de Paulo) e considerou que, apesar dos impasses, houve avanço nas negociações para solucionar os desafios enfrentados pelos médicos, que estão há oito meses sem receber integralmente as suas remunerações. 

Além da diretoria e dos assessores jurídico e político do Simers, participaram o prefeito Marcos Corso (PP), a secretária municipal de Saúde, Jacira Lucas Taborda, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM), o coordenador Regional de Saúde, Anselmo Loureiro dos Santos, que representou o Estado, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio de Oliveira (PP), o presidente da Unimed Alto Uruguai, Ronaldo de Oliveira Mendes, o diretor administrativo do HSVP, Igor Prestes, e as irmãs Rozangela Donini e Carla Dias, respectivamente, presidente e primeira conselheira da mantenedora, a Rede Verzeri, que administra o hospital. 

No encontro, Adami apresentou um levantamento de dados financeiros obtidos junto a órgãos públicos, comprovando que os repasses do Estado e da União ao hospital e ao Município estão em dia, assim como os compromissos da prefeitura. As informações foram corroboradas pelo titular da 14ª Coordenadoria de Saúde, que destacou a necessidade de o hospital buscar repactuações e adequação ao cenário apresentado, o que já teria sido alertado ainda em 2020. Ele ainda fez um alerta para o risco de o hospital perder seis leitos de UTI já habilitados se não garantir o início do serviço nas próximas semanas. 

Foram discutidas ainda alternativas para quitação dos valores atrasados e apontadas possíveis sugestões para melhorias na gestão de recursos. As irmãs da Rede Verzeri enfatizaram que muito já se fez pelo hospital e que poderiam deixar a administração caso a situação não se resolvesse.

Dr. Thiago acrescentou que pode receber propostas de projetos e buscar a viabilidade de emendas parlamentares. Esta medida poderia estender ao hospital e à prefeitura um suporte adicional para manutenção do atendimento à saúde dos tresmaienses.

O prefeito, que convocou a reunião por iniciativa do Simers, frisou que vai fazer nova subvenção ao HSVP, garantindo a contratação de um médico nefrologista, o que permitirá a abertura da UTI-Covid e possibilitará, em breve, a abertura de outros seis leitos de UTI.

Acordo
Durante a reunião, o diretor administrativo do HSVP apresentou uma proposta, que não foi aceita pelo Simers porque não correspondia ao alinhamento que vinha sendo configurado desde dezembro pela diretoria. Assim, ficou estabelecido que o Simers apresentará, nos próximos dias, uma nova proposição, contemplando as necessidades apontadas para a sustentabilidade do hospital e em acordo com o anseio dos médicos que seguem trabalhando mesmo sem receber em dia.

“A população precisa saber da realidade do hospital. Mas temos certeza que vamos avançar. Os médicos, mais uma vez, vão demonstrar sua boa vontade para que a assistência à saúde não seja prejudicada. Enviaremos contraproposta formal com relação à quitação dos atrasados, mas o hospital precisa começar a honrar em dia seus compromissos”, afirmou Adami.

Especialista
No mesmo dia, à tarde, houve ainda uma reunião com representantes das especialidades, em que ficaram estabelecidos os termos do acordo que será apresentado em breve. Em 15 dias, ocorrerá um novo encontro, com o mesmo grupo, desta vez virtual, para ratificar os acordos firmados entre as partes e em prol da saúde da população.

Tags: Três de Maio Hospital São Vicente de Paulo HSVP Hospital São Vicente de Paulo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política