Secretário de Saúde de Livramento promete resposta aos médicos da Santa Casa na próxima semana
A Luta

Secretário de Saúde de Livramento promete resposta aos médicos da Santa Casa na próxima semana

Compartilhe

04/11/2020 00:00

Diretor Willian Adami (E) participou da reunião na Prefeitura

Diretor Willian Adami (E) participou da reunião na Prefeitura

Em reunião na terça-feira (3) com o secretário de Saúde de Santana do Livramento, Éder Fialho, o diretor-adjunto de Interior do Simers, Willian Adami, recebeu a garantia de que a prefeitura dará, até a próxima semana, uma resposta sobre a situação dos cirurgiões vasculares que atendem na Santa Casa do município. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura. 

O problema envolvendo os cirurgiões foi apresentado ao Simers, pelos médicos, há cerca de dois meses, e a entidade médica encaminhou ofício pedindo providências imediatas para evitar a interrupção do atendimento especializado à população por uma falta de diálogo da administração com o corpo clínico.

Além disso, na reunião foi discutida a gestão da Santa Casa, que tem deficiências crônicas, agravadas no período em que foi gerida pelo Instituto Salva Saúde, sob intervenção da prefeitura. Uma delas diz respeito à contratualização de cirurgias pela Prefeitura. Em maio foi fechado um acordo para a realização de 240 cirurgias por mês. No entanto, não há profissionais suficientes para cumprir a meta, situação conhecida pela administração. A falta de pessoal e a sobrecarga de trabalho para algumas especialidades médicas tem sido sistematicamente alertada pelo Simers, há pelo menos dois anos.

“A situação dos cirurgiões vasculares é a que exige um retorno rápido por parte da administração. Sem dúvida, há demanda reprimida na cidade, além daquilo que está contratualizado para atendimentos e cirurgias. A prefeitura manteve o repasse integral à Santa Casa e os profissionais estão prontos para trabalhar e até aumentar o número de consultas e cirurgias, mas houve uma rescisão por parte da gestão em 2019. Por causa disso, até hoje os profissionais estão sem contrato de trabalho. A população não pode mais esperar”, declarou Adami.

Tags: Santa Casa de Santana do Livramento contratos atraso remunerações Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política