Secretaria Estadual de Saúde garante ao Simers manutenção de leitos e o fortalecimento do Hospital São Pedro
A Luta

Secretaria Estadual de Saúde garante ao Simers manutenção de leitos e o fortalecimento do Hospital São Pedro

Compartilhe

31/08/2020 00:00


A secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, afirmou nesta segunda-feira (31), durante reunião com o Simers, que “o Hospital Psiquiátrico São Pedro está em todos os instrumentos de planejamento da pasta”. Com isso, ela garantiu que não haverá redução de leitos e que medidas de qualificação e fortalecimento da instituição serão implementadas a partir de eixos de trabalho. A afirmação foi feita aos representantes da entidade médica no encontro – Marcelo Matias (presidente), Marcos Rovinski (vice-presidente), Fernando Uberti (diretor de Interior) e Alessandra Felicetti (diretora de Metropolitano) – que teve como objetivo debater a situação da instituição de saúde. O Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) é motivo de uma campanha de valorização, lançada pelo Simers neste mês de agosto, com o tema Queremos São Pedro! No Coração e Na Mente. 

O Diretor de Interior do Simers e Psiquiatra, Fernando Uberti, havia demonstrado preocupação com a situação do HPSP, conforme manifestações colhidas durante audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa, na semana passada. “Sabemos que, infelizmente, há alguns setores e entidades que olham para as dificuldades do São Pedro como pretexto para seu enfraquecimento, e, por isso, precisamos ter uma política pública clara na direção do seu fortalecimento”, afirmou. 

Uberti, que coordena o Núcleo de Psiquiatria da entidade, reforçou que as eventuais fragilidades de hospitais públicos, como o HPSP, são uma oportunidade para que ele seja melhorado, e não enfraquecido. Nesse sentido, apontou duas necessidades urgentes: a contratação de mais profissionais e a realização de convênios em áreas especializadas, como radiologia e eletroconvulsoterapia. “Temos que aprofundar o dimensionamento, mas há necessidade de mais Psiquiatras, médicos clínicos, técnicos de Enfermagem e enfermeiros. Temos números que mostram descompasso entre a demanda assistencial e de ensino e a oferta de profissionais.”, disse. 

Arita Bergmann, acompanhada da diretora do Departamento de Ações em Saúde, Ana Costa; da coordenadora da Saúde Mental, Marilise Souza, e da Diretora Administrativa do HPSP, Suelen Arduin, reforçaram que a manutenção e qualificação do hospital é um ponto central da atual gestão estadual.

O presidente do Simers, Marcelo Matias, concluiu a reunião reforçando a importância da campanha lançada pela entidade. “Destaco a disponibilidade para esse encontro e reforço que é fundamental que ele tenha sequência. Acredito que com essa campanha vamos transformar o hospital”, disse.

Ficou acertado que reuniões periódicas entre Simers e Secretaria Estadual de Saúde serão realizadas tendo como foco o debate e execução de ações para melhorias da instituição hospitalar, a primeira ocorrendo em 15 dias.

Reunião virtual ocorreu nesta segunda-feira
Reunião virtual ocorreu nesta segunda-feira

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Psiquiatria Simers Campanha Hospital São Pedro

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política