Plano de negócio para médicos: como planejar um consultório ou clínica
O Médico

Plano de negócio para médicos: como planejar um consultório ou clínica

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29/04/2016 12:00

Foto: utah778 / iStock
Foto: utah778 / iStock
Para concretizar qualquer tipo de projeto, seja uma viagem, um evento ou um negócio, é preciso planejamento. Analisando a situação e estabelecendo os objetivos é possível entender que recursos são necessários para concretizar o projeto e qual a melhor estratégia. É por isso que qualquer pessoa que deseja empreender deve fazer um plano de negócio, inclusive os médicos. Mesmo no caso de abrir um consultório, em nome da pessoa física, é essencial ter muito claro os objetivos a serem atingidos e os recursos necessários, para ter certeza que o negócio é viável. “O planejamento vai fazer toda diferença no resultado final, minimizando os riscos”, afirma o contador e mestre em administração, Luciano Francisco, do Sebrae.

Como planejar o seu negócio?

Antes de fazer um plano de negócio extenso, você pode usar um Business Model Canvas. Ele é uma ferramenta de planejamento estratégico para negócios que ajuda a estruturar o modelo de negócio e definir processos importantes de maneira ágil e prática. A ferramenta é uma tela com 9 quadros que são completados com diferentes informações, construindo um modelo de negócio de maneira integrada e visual. Completando todos os campos da maneira correta, você terá clara a forma que o seu negócio irá operar, como irá gerar valor para o mercado e os principais fluxos e processos da atividade. No fim, será possível visualizar como o negócio vai funcionar na prática Para ver a imagem abaixo em um tamanho maior clique aqui. Você pode salvar no computador clicando com o botão direito na imagem e selecionando "Salvar imagem como". Depois, você pode completar em um programa de edição de imagem ou imprimindo e completando a mão. Canvas (1) Depois de ter o Canva bem estruturado, você pode se aprofundar e pensar em outros pontos importantes para um bom planejamento:
  • Valor do investimento inicial necessário para colocar o negócio previsto no Canva a funcionar.
  • Forma adequada de tributação (em caso de clínicas).
  • Estratégias de divulgação com atenção às limitações impostas pelo Código de Ética Médica.
  • Análise do ambiente externo: analisar o mercado da saúde levando em conta as políticas públicas, economia local e global, mercado, concorrentes e fornecedores.
  • Análise de ambiente interno: os pontos fortes e oportunidades do consultório, assim como as suas fraquezas e ameaças.
  • Abrir um consultório ou clínica é um processo complexo: questões legais, tributárias, financeiras, gestão de recursos, estoque, pessoal, entre tantas outras questões passam a fazer parte do dia a dia do médico. Dar conta de tantas facetas de um empreendimento pode ser exaustivo. Por isso, é fundamental que o médico tenha ajuda de especialistas de diferentes áreas para que o negócio seja bem administrado enquanto ele se dedica ao que importa: o atendimento dos pacientes. O Simers orienta os associados em relação a abertura e manutenção de empresas médicas, além de oferecer uma série de serviços como declaração do imposto de renda, elaboração do livro caixa do consultório, obtenção de alvarás, certificação digital, serviços gráficos, cartilhas e guias, banco de secretárias, entre outros. Como atrair mais pacientes para consultório ou clínica 4 dicas para médicos organizarem as finanças 6 mentiras sobre a divulgação do consultório que insistem em contar Por Shana Sudbrack/Cartola - Agência de Conteúdo
    Tags: Médicos Gestão consultório plano de negócios clínica

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