Cachoeirinha: SIMERS cobra solução para dificuldade na solicitação de exames
A Luta

Cachoeirinha: SIMERS cobra solução para dificuldade na solicitação de exames

Compartilhe

22/08/2017 12:02

Foto: Divulgação/SIMERS
Foto: Divulgação/SIMERS
Depois de receber reclamações de especialistas de Cachoeirinha sobre a burocracia no encaminhamento de pacientes para exames, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) esteve reunido com o secretário municipal da Saúde, Paulo Abrão, na tarde desta segunda-feira (21) para buscar respostas. Segundo os médicos do Centro de Especialidades do município, há três meses as solicitações de exames não podem ser feitas diretamente pelos profissionais e precisam ser cadastradas no Gercon - sistema de gerenciamento de consultas e exames utilizado atualmente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Licitação em andamento

Abrão explica que o fluxo foi estabelecido pelo fim do contrato que estava em operação, mas ressalta que nova licitação já está em fase final de processamento. Com isso, a expectativa é de que o intermédio pelo Gercon deixe de ser necessário, gradualmente. O secretário também informou que aguarda conversa com o Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), vinculado à SES, para discutir as alternativas para a prestação do serviço. Além disso, ressalta que está sendo realizada uma auditoria dos exames para avaliar quais devem ser as prioridades no município. “A melhor notícia é que se trata de um problema contratual e não de uma política administrativa, que representaria a desvalorização dos médicos especialistas. O importante agora é que a administração organize o fluxo e tome como responsabilidade de Cachoeirinha o maior pacote possível de exames”, avalia o diretor do SIMERS André Gonzales.
Tags: Cachoeirinha reunião secretário da Saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política