Ação do Simers alerta sobre prevenção ao suicídio
Médico

Ação do Simers alerta sobre prevenção ao suicídio

Compartilhe

10/09/2020 00:00

Equipe de promotores esteve em hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre

Equipe de promotores esteve em hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro – foi marcado por uma ação de incentivo aos atos e reflexão sobre a valorização da vida promovida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Uma equipe de promotores devidamente equipada com itens de proteção individual (EPIs), destacada pela entidade médica, esteve nos três hospitais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre: Nossa Senhora da Conceição, Cristo Redentor e Fêmina. Nesses locais, ocorreram entregas de folders e de balões a quem circulava pelas instituições de saúde, no intuito de chamar a atenção sobre o tema de referência do Setembro Amarelo, mês voltado para ações de conscientização contra o suicídio. 

A ação faz parte de uma série de atividades estabelecidas na campanha "Encha sua Vida de Alegria", lançada pelo Simers em alusão ao Setembro Amarelo 2020. No material informativo, a entidade médica faz um alerta sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Já os balões em formato de sorrisos foram escolhidos para reforçar a temática da campanha: a alegria. "Para o Simers, cuidar de quem cuida é zelar pela vida de toda a sociedade", observa o presidente da entidade, Marcelo Matias, ao destacar que a campanha desse ano do Setembro Amarelo busca incentivar mensagens e atitudes positivas, "as quais beneficiam o bem estar e a saúde das pessoas".

O Setembro Amarelo é uma ação mundial que teve início no final da década de 90, após um jovem americano tirar a própria vida dentro de um Mustang Amarelo. De lá para cá, diversas entidades têm se unido à causa da prevenção ao suicídio. Mesmo assim, estudos da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio no mundo.

Outras ações

Seguindo a tradição, o prédio administrativo do Simers está com iluminação amarela, desde o início deste mês. Também são disponibilizadas diariamente, nas redes sociais da entidade, informações sobre questões que envolvem a saúde mental, a exemplo da necessidade de atenção aos casos de depressão, manutenção de instituições especializadas em saúde mental; além do compartilhamento de atividades e manifestos dos médicos que trabalham em benefício da causa.

Tags: GHC Setembro Amarelo Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política