Simers oficia SES sobre Hospital São Pedro e pede providências
A Luta

Simers oficia SES sobre Hospital São Pedro e pede providências

Compartilhe

08/10/2020 00:00



O Simers encaminhou, nesta quinta-feira (8), um ofício à Secretaria Estadual de Saúde (SES), apresentando o dimensionamento necessário de novos profissionais para o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). O documento, encaminhado à secretária Arita Bergmann, expõe especialmente o quantitativo de médicos psiquiatras necessários para atender a demanda atual do hospital, levando-se em conta também sua natureza como campo de prática para ensino e formação. Na próxima semana, deve haver nova reunião do grupo de trabalho, formado pelo Simers e SES, para viabilizar avanços ao São Pedro. 

Conforme o documento, nos últimos 10 anos o HPSP sofreu uma redução de 20% no número total de profissionais, sendo 53% relação a médicos psiquiatras, 82% de médicos clínicos, 33% de neurologistas e 50% de reumatologistas, além do encerramento das atividades atinentes a outras especialidades (cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, por exemplo).

O ofício informa ainda que, em relação aos médicos residentes atuantes no HPSP desde 2012, a proporção ideal entre profissionais habilitados e pacientes, segundo a Câmara Técnica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), é de cinco pacientes para cada profissional, ficando alocado um preceptor como responsável por até três médicos residentes, situação que não é verificada atualmente. Além disso, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES), o São Pedro não possui Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), sistema exigido pela Portaria nº 2616/98 da Anvisa. 

Quanto à especialidade psiquiátrica, o parâmetro adequado é de um psiquiatra para cada 10 leitos, sendo necessário, segundo números atuais, a contratação de mais sete profissionais para trabalho em turnos integrais. Até a última semana, 122 pacientes aguardavam leito para internação psiquiátrica no estado do Rio Grande do Sul, o que evidencia o déficit de leitos em Psiquiatria, frente à forte e crescente demanda existente.

O coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Fernando Uberti, afirma que as providências com relação à falta de pessoal precisam ser tomadas de imediato. “O número elevado de pacientes aguardando por internação hospitalar em Psiquiatria ressalta a importância de se valorizar e qualificar o São Pedro, peça central na assistência psiquiátrica pública em nosso Estado. Esse número impactante nos mostra o descompasso entre a capacidade do sistema e a demanda por leitos. Isso nos impõe a necessidade de avanços rápidos na oferta de profissionais ao hospital e expansão de leitos no Rio Grande do Sul”, declarou.

Em agosto, o Simers lançou a campanha "Queremos São Pedro! No coração e na mente", com o objetivo de chamar a atenção da população e do poder público para a importância do hospital, que é uma referência no atendimento psiquiátrico no Estado. Uma série de atividades foram realizadas na cidade, nas redes sociais do Simers e no próprio hospital, com a entrega de um dispenser de álcool gel

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Psiquiatria Secretaria Estadual da Saúde (SES) Simers Núcleo de Psiquiatria Simers Campanha Hospital São Pedro

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política