Lajeado: Ações do SIMERS reforçam combate ao Aedes e zika vírus
A Medicina

Lajeado: Ações do SIMERS reforçam combate ao Aedes e zika vírus

Compartilhe

03/02/2016 11:43

Lajeado entrega panfletos campanha aedes (esq para dir) Fernando Diel, prefeito Luís Fernando Schmidt, Cláudia Soares, delegado Simers, Protógenes da Cunha Nunes, Glademir Schwingel (secretário Saúde)
Delegado do Simers (2º, da dir. p/ esq.) entrega materiais e Lajeado: (esq. p/ dir.) Diel (área ambiental), Schmidt (prefeito), Cláudia Soares (Simers) e Schwingel (secretário da Saúde) / Foto: Josiane Rotta/Especial/SIMERS
A mobilização do Sindicato Médico do RS (SIMERS) para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, chegou a Lajeado, no Vale do Taquari. Depois de Ijuí, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Lourenço do Sul, nesta terça-feira (2) foi a vez do município receber milhares de panfletos e cartazes da campanha "RS Contra Aedes". O SIMERS é um dos promotores, ao lado da Secretaria Estadual da Saúde. O delegado regional do SIMERS, Protógenes da Cunha Nunes, entregou o material ao prefeito Luís Fernando Schmidt, e secretário municipal da Saúde, Glademir Schwingel. O secretário relatou as ações que o município vem desenvolvendo, como a fiscalização de residências e uso de selo para identificar aquelas que adotam boas práticas para combater o Aedes aegypti. “Já produzimos material impresso, mas não uma quantia tão alta. Quanto mais divulgação, melhor. Vamos distribuir em unidades básicas de saúde, escolas e nas visitas dos agentes comunitários de saúde”, adiantou Schwingel. O biólogo da Vigilância Ambiental em Saúde Fernando Diel também acompanha as ações e prestigiou a agenda. Entre as iniciativas do município, o prefeito também citou a intensificação das roçadas, para evitar o acúmulo de lixo escondido, como pneus e outros recipientes que possam empoçar água e facilitar a proliferação do mosquito. O dirigente do SIMERS destacou a importância das ações e a necessidade de conscientização da comunidade. “Não temos uma vacina contra o zika, que pode demorar anos. Por isso, a única solução é eliminarmos o mosquito”, reforçou o médico, acrescentando que as patologias transmitidas pelo inseto provocam sequelas e danos irreversíveis. A microcefalia, que supera mais de 4 mil notificações no País, pode levar à morte de bebês. A população pode denunciar focos do mosquito, ligando para o telefone 0800 6453308. Para obter mais informações sobre a campanha, acesse simers.org.br.
Tags: Febre chikungunya distribuição panfletos prefeito Lajeado Microcefalia Zika vírus dengue

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política