Simers cobra soluções para o HPS de Porto Alegre durante audiência pública
A Luta

Simers cobra soluções para o HPS de Porto Alegre durante audiência pública

Compartilhe

24/08/2018 14:31

Audiência pública sobre o HPS
Representante do Simers cobrou respostas para o HPS de Porto Alegre. Foto: Divulgação/Simers
Se um dia o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) já chegou a contar com 1.400 funcionários, hoje o cenário é outro: atualmente, o número não chega a mil. A falta de recursos humanos, aliás, foi o principal ponto discutido em audiência pública da Comissão Municipal de Saúde. Realizado na noite de quinta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o evento trouxe inúmeros depoimentos de quem conhece a instituição de longa data e teme pelo seu futuro. “Atuamos com a iminência da morte. Só quem já trabalhou lá dentro sabe o que é o HPS. Eu convido a passar uma semana conosco para ver o que é salvar vidas”, ressaltou em sua fala a representante do Simers Malu Kafrouni. Na oftalmologia, não há médicos de plantão de segunda a sexta-feira. Malu alerta ainda que há salas cirúrgicas que não estão em funcionamento pela insuficiência de profissionais, o que coloca os médicos diante de escolhas ingratas: definir qual vai ser o paciente operado, já que existe impossibilidade de atendimento imediato a todos. “Fazemos atendimento em trauma. Não estamos tratando de doenças que possam esperar um pouco mais até que o gestor decida tomar uma atitude”, completou Kafrouni. Falta estrutura no HPS de Porto Alegre Mas a falta de pessoal não é o único drama vivenciado por quem atua no HPS. Serviços e leitos fechados, equipamentos estragados e salas desocupadas também compõem o cenário de desmonte. Nem mesmo o número de macas é suficiente: diversas vezes, o atendimento precisa ser feito na própria maca do Samu. Apesar dos problemas, o serviço é mantido pela dedicação dos profissionais que atuam no local. De acordo com dados do relatório de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, o HPS realiza cinco mil internações ao ano. Ao todo, são também 27 mil atendimentos anuais a pacientes procedentes de outros municípios.

Busca por respostas

Presente na audiência, o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, apresentou justificativas baseadas no discurso da alegada crise financeira.
Tags: Hospital de Pronto-Socorro (HPS) Audiência pública Hospital de Pronto Socorro

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política