Simers e SES ajustam ações em prol da saúde e em defesa dos médicos.
Médico

Simers e SES ajustam ações em prol da saúde e em defesa dos médicos.

Compartilhe

24/12/2020 00:00

Em reunião com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e com o diretor do departamento de Regulação da SES, Eduardo Elsade nesta terça-feira (22), o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, e o vice-presidente, Marcos Rovinski, reivindicaram ações que visam melhores condições de trabalho e segurança aos médicos, durante a pandemia do novo coronavírus e na operação verão. 


Os dirigentes da entidade também apresentaram à SES a mobilização que visa a conquista de uma aeronave apreendida pela Polícia Federal, oriunda do tráfico de drogas, e que servirá para agilizar o transporte de órgãos para transplantes no estado. Na oportunidade, o Simers solicitou apoio da Secretaria à causa. "Trabalhamos incessantemente em prol da preservação da vida. No processo de doação de órgãos, a agilidade é fundamental", explicou  o presidente do Simers, ao defender a importância do movimento. 


Marcelo Matias reforçou ainda a necessidade de aumentar o número de leitos de UTIs,  estruturas cabíveis de atenção à saúde no Litoral Norte e em todas as regiões do Estado, destacando a relevância de cuidados com os médicos que estão na linha de frente, atendendo pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19. 


O presidente do Simers também reiterou a reivindicação para que os testes da Covid-19, adquiridos pelo governo Federal e armazenados em São Paulo, sejam disponibilizados aos médicos gaúchos, colocando a estrutura do Simers à disposição para realizar a testagem e a vacinação aos médicos interessados, "assim que aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)".  

 

A secretária Arita solicitou a oficialização do pedido da aeronave e sobre as demais reivindicações citadas, informou que a SES está trabalhando em benefício da contratação imediata de leitos de UTIs particulares para atendimento aos pacientes SUS. A gestora também destacou que tem atuado para que os testes da Covid-19 sejam destinados, com brevidade, ao Rio Grande do Sul. A Secretária esclareceu sobre a atuação em benefício da saúde, no Litoral do Estado, referindo a relevância da colaboração do Simers, na divulgação sobre  prevenção, cuidados com a saúde e vacinação.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política