Simers comemora sucesso do TEDMEDLive2017
A Luta

Simers comemora sucesso do TEDMEDLive2017

Compartilhe

25/11/2017 23:14

Ideias que salvam vidas. Inovação, conhecimento e novos rumos para a medicina. Promovido pelo Simers neste sábado (25), o TEDMEDLive2017Simers reuniu cerca de 300 médicos associados no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, para uma verdadeira imersão nas novidades que estão moldando o futuro da medicina. Dividido em quatro sessões, o evento apresentou, com exclusividade, uma seleção das conferências realizadas no início deste mês, durante o TEDMED, em Palm Springs, na Califórnia. Ao final de cada sessão de transmissões, um speaker convidado estendeu os debates apresentando sua inovação em medicina a partir de um olhar local. Na abertura do TEDMEDLive2017Simers, o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, ressaltou que a entidade está se reinventando – e que a realização do evento é uma prova desse esforço. “Entendemos que era nossa obrigação trazer o TEDMEDLive pela primeira vez para o Brasil e para nossos associados”, afirmou.

Sessão 1: a ciência a favor da saúde

Mariana Perroni é coordenadora médica da área de Healthcare Transformation da IBM
Mariana Perroni é coordenadora médica da área de Healthcare Transformation da IBM
A primeira sessão teve como tema “A ciência e o conhecimento expandindo os limites da saúde”. Para esta parte do evento, a curadoria do TEDMEDLive2017 selecionou as palestras de Betty Diamond (imunologista), Bill Frist (cirurgião de transplante), Lennie Sender (oncologista) e Mary Herbert (cientista). Os temas foram das atualizações em imunoterapia e imunologia contra o câncer até o papel que a saúde exerce nas relações diplomáticas. Ao final das transmissões em vídeo, a médica intensivista e coordenadora médica da IBM, Mariana Perroni, abordou como a tecnologia e os robôs podem tornar a saúde mais humana, eficiente e efetiva. Ela destacou que a população brasileira está envelhecendo – e que essa parcela da população é a que mais gera custos nas internações. “A tecnologia é uma grande parceira da Medicina. Precisamos de ferramentas que transformem os dados em informação e conhecimento”, afirmou. Veja a cobertura completa da Sessão 1.

Sessão 2: em busca de novas curas

Cristiano Englert é médico anestesista e cofundador da aceleradora Grow Plus
Cristiano Englert é médico anestesista e cofundador da aceleradora Grow Plus
Intitulada “Descobrir as causas para não limitar as soluções”, a Sessão 2 do TEDMEDLive2017Simers mostrou como a medicina e a inteligência artificial podem ser mais eficientes trabalhando juntas. As transmissões envolveram as falas de Greg Corrado (co-fundador do Google Brain), John Amory (especialista em saúde), James Hamblin (jornalista) e Keenan Wyrobek (robotista). Terminadas as transmissões, foi a vez do médico anestesista e cofundador da Grow Plus, Cristiano Englert, subir ao palco e falar sobre a “Revolução digital na saúde: que caminhos seguir?”. “As novas ferramentas vão potencializar o trabalho do médico e os diagnósticos serão baseados nesses novos modelos”, afirmou. Veja a cobertura completa da Sessão 2.

Sessão 3: o “novo normal” da medicina

Pedro Schestatsky é neurologista e observador de novas práticas e tecnologias em medicina
Pedro Schestatsky é neurologista e observador de novas práticas e tecnologias em medicina
Criar um futuro no qual a saúde não tenha limitações. Este foi o tema da terceira sessão do TEDMEDLive2017Simers, que apresentou as palestras de Jill Goldstein (neurocientista), Steven McCarroll (geneticista), Sara Gorman (especialista em saúde pública) e Sian Lean Beilock (pesquisadora). Em pauta, as diferenças biológicas entre os cérebros de homens e de mulheres – e suas repercussões sobre a saúde –, os efeitos nocivos da negação da ciência sobre a saúde humana e as técnicas para garantir o sucesso do trabalho médico desenvolvido sob pressão. Na sequência, o neurologista Pedro Schestatsky subiu ao palco. De maneira leve e descontraída, ele abordou as principais tecnologias e pensamentos mapeados em suas viagens a quatro polos tecnológicos da Califórnia. Entre os aspectos tratados, autoconhecimento, meditação, inteligência artificial, análise do genoma, microbioma e omics. “A medicina do futuro é proativa, e não reativa. Não espera pela doença, pois criará saúde”, detalhou. Veja a cobertura completa da Sessão 3.

Sessão 4: rompendo os limites ao desenvolvimento da saúde

Gustavo “Mini” é publicitário, músico, bloqueiro – e estuda padrões de entrega de informação sobre saúde em ambientes digitais
Gustavo “Mini” é publicitário, músico, bloqueiro – e estuda padrões de entrega de informação sobre saúde em ambientes digitais
Na quarta e última sessão de transmissões, o TEDMEDLive2017Simers trouxe as palestras de Heidi Allen (investigadora), Peter Bach (epidemiologista), Agnes Binagwaho (pediatra) e Amitabh Chandra (especialista em política de saúde). A plateia foi convidada a visualizar as barreiras enfrentadas na atualidade e os caminhos mais promissores para tornar o acesso à saúde realmente universal. No encerramento das transmissões, o publicitário Gustavo “Mini” subiu ao palco e mostrou como a estrutura das plataformas digitais pode impactar (positiva ou negativamente) a experiência de quem busca respostas sobre certas doenças ou condições de saúde. Sua fala se baseou em um “estudo de caso” do Movimento Down, um website focado em Síndrome de Down – cuja estrutura facilita a assimilação de informações consistentes e responsáveis. Gustavo defende que o Movimento Down seja usado como referência para a construção de outras plataformas digitais de informação em saúde. Veja a cobertura completa da Sessão 4.
Tags: inovação tedmedlive2017 Paulo de Argollo Mendes

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política