Seminário promove debate sobre o cenário atual da Rede de Urgências e Emergências
A Luta

Seminário promove debate sobre o cenário atual da Rede de Urgências e Emergências

Compartilhe

12/12/2018 00:00




Evento foi dedidicdo aos gestores e funcionários de serviços de Urgência e Emergência da instituição. Foto:Guilherme Tubino/Simers
Evento foi dedidicdo aos gestores e funcionários de serviços de Urgência e Emergência da instituição. Foto:Guilherme Tubino/Simers

A presidente em exercício do Simers, Maria Rita de Assis Brasil participou do seminário “A Rede de Atenção às Urgências e Emergências: avanços, desafios e perspectivas. O evento, realizado no Hospital Nossa Senhora da Conceição na tarde desta segunda-feira (10), teve o objetivo de instigar a reflexão sobre o atual cenário da Rede de Atenção às Urgências Emergências. 

Durante o debate, dados da segunda etapa de um estudo sobre o impacto positivo de intervenções em superlotações foram apresentados pelo Coordenador do Núcleo de Evidências em Políticas de Saúde da Escola Superior em Ciências da Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Distrito Federal, Roberto Bittencourt. A pesquisa também apontou que o problema não é um fenômeno que está apenas no Brasil, mas no mundo todo.

A mesa de debates “A Rede de Urgências e Emergências Segundo as Esferas de Governo” contou com a presença do Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, que comentou sobre a rede de atenção básica de Porto Alegre e as medidas que estão sendo feitas para melhorar os atendimentos. “Até agora inauguramos três postos que atendem até às 22h e mais um hospital. Apesar de haver crise na saúde, estamos fazendo o melhor possível”, afirma Erno.

Para a presidente em exercício do Simers, Maria Rita de Assis Brasil, o seminário foi essencial para compreender o cenário atual da rede de urgência e emergência. “A importância do evento na avaliação do sistema de emergência atualmente existente e a possibilidade de visão sistêmica para encaminhar o problema da superlotação é fundamental”, analisa.

Lançamento

Na ocasião, foi lançado o livro "Inovação e Tecnologia no Enfrentamento da Superlotação Hospitalar: a Experiência do Hospital Nossa Senhora da Conceição". A obra destaca o trabalho de enfrentamento à superlotação no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Cada participante do evento recebeu um exemplar da obra.

 

Tags: Emergência Urgência GHC

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política