A Luta

Samu Estadual: Processo seletivo para reguladores de maneira emergencial está aberto

09/10/2018

Ambulância-do-Samu-foi-abordada-por-criminosos-em-POA
Foto:Daniela Pin/Simers. 


Ao longo dos últimos anos, o Simers vem lutando pela melhoria das condições de trabalho dos médicos reguladores do Samu Estadual-e, por consequência, pela manutenção do atendimento à população. E Por conta dessa atuação incansável, foi que o governo do Estado elaborou um Projeto de Lei n º 145/2018, que autoriza ao Executivo estadual a contratar 40 médicos reguladores de maneira emergencial. O PL foi sancionado em 18/09, se transformando na lei 15.226/2018. O edital para o processo seletivo já está publicado no Diário Oficial do Estado para os especialistas que quiserem atuar no Complexo Regulador Estadual.

O Simers, por diversas vezes, se manifestou publicamente sobre os problemas da autarquia. Atualmente são apenas 23 médicos no complexo regulador, para atender mais de 7,3 milhões de gaúchos, equivalente a 70% da população do Rio Grande do Sul. De acordo com a portaria 1.010/2012, a autarquia deveria contar com pelo menos 22 médicos reguladores por dia para dar conta da demanda. Já o quadro total, também conforme a portaria deveria ter 70 médicos.

Para saber todas as etapas do processo seletivo e realizar a inscrição, basta acessar o site da Secretaria da Saúde: www.saude.rs.gov.br . Você também pode fazer download do edital aqui.

SEGUROS