Redução de leitos e falta de pediatras prejudica atendimento no único hospital de São Leopoldo, alerta Simers
A Luta

Redução de leitos e falta de pediatras prejudica atendimento no único hospital de São Leopoldo, alerta Simers

Compartilhe

24/05/2019 00:00


Foto: Simers/Divulgação
Foto: Simers/Divulgação

No seu papel de entidade representativa da categoria médica e defensora da saúde, o Simers alerta a sociedade e as autoridades competentes para o quadro de falta de condições de trabalho no Hospital Centenário - único hospital de São Leopoldo e responsável pela cobertura de outros 18 municípios ao redor. Recentemente, a prefeitura do município anunciou a restrição dos atendimentos e reduziu 20% dos leitos em apenas um mês (fonte: CNES).

Para agravar o quadro, desde 2016, a área da saúde do município perdeu 8% de receita (fonte: SIOPS). Em vez de se colocar como vítimas da situação, a direção do Hospital e a Prefeitura de São Leopoldo deveriam adotar providências para superar um cenário que se arrasta há muito tempo.

Em ofício enviado ao Simers, a direção do Hospital Centenário direciona seus esforços a documentos com discursos rasos e infundados. Ao contrário do que apregoam os dirigentes do hospital, o Simers não tem o interesse de expor de forma pejorativa a casa de saúde, mas sim colaborar para a resolução da crise que se instalou em São Leopoldo.

Centenário não resolve situação do plantão pediátrico

A direção do Hospital Centenário ainda não atendeu a solicitação do plantão pediátrico da instituição para que a ocorra contratação de equipe de rotineiros. Na ata da reunião realizada no dia 21 de fevereiro, ficou acertado que os pediatras plantonistas de cada dia da emergência ficariam responsáveis, pelo prazo de 60 dias, pela avaliação e prescrição das crianças internadas.

O período venceu e nada ocorreu. Os pediatras de plantão continuam avaliando e prescrevendo os internados por inexistência da equipe de rotineiros. Além disso, falta um plantonista na UTI Neonatal e a demanda de recém-nascidos acaba sendo absorvida também pelo plantão pediátrico. O Simers exige soluções imediatas da gestão do Centenário e Prefeitura de São Leopoldo.



Tags: Hospital Centenário Más condições de trabalho Falta de Condições de Trabalho

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política