Promotoria de Direitos Humanos de Porto Alegre coloca-se à disposição para a defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro
Defesa

Promotoria de Direitos Humanos de Porto Alegre coloca-se à disposição para a defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Compartilhe

25/01/2021 00:00


Em prosseguimento à campanha do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) pela valorização do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), de Porto Alegre, o Núcleo de Psiquiatria da entidade realizou encontro virtual com a promotora de Justiça do Núcleo da Saúde da Promotoria dos Direitos Humanos de Porto Alegre, Liliane Dreyer da Silva Pastoriz, na tarde desta segunda-feira (25).

O coordenador do grupo, Fernando Uberti Machado, apresentou o cenário de enfraquecimento gradual  em que a instituição de saúde se encontra: “Além do fechamento de alas e de leitos, da redução de profissionais ao longo dos últimos anos, há também dificuldades de se encaminhar exames razoavelmente básicos e necessários”. Uberti ressaltou também a necessidade de reestabelecer o diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que foi interrompida pelos representantes da administração pública no ano passado: “sabemos do esforço da Direção do Hospital em avançarmos, mas infelizmente a Secretaria Estadual de Saúde abandonou o diálogo e o grupo de trabalho. Dessa forma, é impossível construirmos soluções”.

A promotora colocou-se à disposição para colaborar, cobrando respostas das autoridades responsáveis sobre a atual situação das vagas de internação no HPSP, a partir das desativações das casas psiquiátricas. Além disso, pretende mediar um agendamento de reunião entre SES e Simers, além de convidar a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude para participar deste diálogo.

Tags: Direitos Humanos Núcleo de Psiquiatria Simers Campanha Hospital São Pedro

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política