Núcleo de Psiquiatria do Simers reúne-se com o presidente da Famurs
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers reúne-se com o presidente da Famurs

Compartilhe

11/01/2021 00:00



Para falar sobre ações envolvendo a assistência psiquiátrica no Estado, o Núcleo de Psiquiatria do Simers realizou encontro virtual com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul  (Famurs), Maneco Hassen, nesta segunda-feira (11).

“Já estamos há meses na quarta onda da pandemia, que é a do impacto psíquico desse contexto. Infelizmente, isso se aprofundará. Para esse enfrentamento, é imprescindível o fortalecimento das redes de assistência em Psiquiatria no Rio Grande do Sul”, destacou Fernando Uberti, coordenador do Núcleo. 

Ao ressaltar os avanços do grupo ao longo dos últimos meses – como a campanha de valorização do Hospital Psiquiátrico São Pedro, a criação de uma Frende Parlamentar para debater o tema e a busca por aproximação com a Secretaria Municipal da Saúde –, Uberti solicitou o apoio da Famurs nestas causas. Uberti destaca a necessidade de ações imediatas para manutenção e fortalecimento do Hospital São Pedro, referência a centenas de municípios gaúchos para o encaminhamento de pacientes com necessidade de internação psiquiátrica. Além disso, há dezenas de novos leitos psiquiátricos já autorizados para funcionamento no interior do estado, o que aguarda há meses processo burocrático para início de operação.

Na avaliação de Hassen, a bandeira da saúde mental é uma das mais essenciais para o RS neste momento. Sendo assim, o presidente da instituição garantiu atuação conjunta com o Simers junto a diversas entidades, como MP-RS e Secretaria Estadual de Saúde, para garantia de avanços com agilidade compatível à necessidade da população gaúcha e gestores municipais.



Tags: Ministério Público (MP) Famurs Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política