Mobilização liderada pelo Simers garante manutenção do Beneficência Portuguesa
A Luta

Mobilização liderada pelo Simers garante manutenção do Beneficência Portuguesa

Compartilhe

09/07/2018 14:23

A mobilização em prol do Hospital Beneficência Portuguesa, de Porto Alegre, liderada pelo Simers desde novembro de 2017, obteve uma importante conquista. Foi assinado na manhã desta segunda-feira (09), na sede do Simers, o contrato que representa a retomada das atividades do hospital a partir do dia 1º de agosto. A instituição passa a ser administrada pela Associação Beneficente São Miguel que, desde 2016, é responsável pelo Hospital São Miguel, de Gramado. Beneficência Portuguesa © {year} No ato de assinatura, o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, lembrou da intensa campanha realizada pela entidade, com apoio de diferentes setores da sociedade gaúcha. “Não havia mais esperança para o Beneficência, mas não aceitamos e entramos nessa luta. E hoje podemos dizer que vencemos. Conseguimos reverter uma causa tida como perdida”, celebra o dirigente. Apesar da comemoração, Argollo pondera a necessidade de concentrar as forças, a partir de agora, na abertura de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É fundamental que os leitos SUS sejam abertos. Hoje vivemos tempos de guerra. Pacientes ficam amontoados nos corredores dos pronto-atendimentos. É uma luta tão grande quanto a que encerramos hoje”, afirmou. Além do ato, o Simers convocou uma coletiva de imprensa. Na ocasião, o presidente da Associação Beneficente São Miguel, Rafael França, apresentou detalhes do contrato e confirmou a informação de que a entidade administrará também o Hospital Parque Belém, em Porto Alegre. Beneficência Portuguesa © {year}

Relembre as ações para salvar o Beneficência

Desde novembro de 2017, o Beneficência corria o risco de fechar suas portas devido a uma grave crise financeira. O Simers, junto com outros setores da sociedade, personalidades e parlamentares, promoveu campanha para salvar o Beneficência e garantir a manutenção dos seus 187 leitos. > 28/10/2017 – Simers lança a campanha pública em prol do Hospital Beneficência Portuguesa. Minuto Simers engaja a população, lembrando da mobilização dos anos de 1980 para impedir a falência da Santa Casa, com a liderança do arcebispo Dom Vicente Scherer. Personalidades como Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Jorge Furtado e Lauro Quadros emprestam sua imagem para campanha nos veículos de comunicação e redes sociais. > 21/11/2017 – Simers vai à audiência na Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para debater a situação do hospital e defende que as soluções dependem de mobilização irrestrita. > 14/12/2017 – A Frente Parlamentar de Defesa do Hospital Beneficência Portuguesa é lançada em cerimônia no Museu de História da Medicina do RS (MUHM). > 21/12/2017 – O presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, busca o apoio de senadores gaúchos. > 18/01/2018 – O Simers anuncia a adesão da rede Panvel à campanha. O hospital será contemplado com o Troco Amigo, que permite a doação de qualquer quantia do troco das compras de clientes para a instituição. > 06/2/2018 – Mais um apoio conquistado para a mobilização. O Ministério da Saúde confirma que Hospital Sírio-Libanês fará consultoria no Beneficência. > 14/02/2018 – Em coletiva de imprensa é dado o passo inicial da consultoria pelo Hospital Sírio-Libanês. Com a visita da equipe coordenada pelo diretor-executivo da instituição paulista, Fernando Torelly, foram apresentadas as principais ações a serem desenvolvidas. > 16/03/2018 – O Banco de Alimentos do Estado doa 30 cestas básicas ao grupo de funcionários da instituição, ajudando-a a manter as portas abertas. Além disso, no decorrer da mobilização, a Santa Casa presta um importante apoio ao fornecer 50 refeições por dia aos funcionários do Beneficência. > 05/04/2018 – Sindicato dos Leiloeiros Oficiais (Sindilei) e a Fecomércio RS promovem um leilão beneficente para arrecadar recursos para a instituição. > 24/05/2018 – O Sírio-Libanês entrega relatório apontando os caminhos para manter o funcionamento do Hospital Beneficência Portuguesa. A boa notícia é que uma instituição interessada já oficializou proposta para assumir a operação plena do hospital. > 09/07/2017 – É assinado, na sede do Simers, o contrato que representa a retomada das atividades do Hospital Beneficência Portuguesa.
Tags: Fechamento de leitos Hospital Beneficência Portuguesa fechamento de hospital

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política