Em encontro no Simers, entidades médicas nacionais definem diretrizes para unificação
A Luta

Em encontro no Simers, entidades médicas nacionais definem diretrizes para unificação

Compartilhe

04/03/2020 00:00

O processo de unificação das entidades médicas nacionais teve uma importante evolução nesta terça-feira (3/3). Em encontro realizado na sede do Simers, em Porto Alegre, as comitivas da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e da Federação Médica Brasileira (FMB) estabeleceram as diretrizes que nortearão a nova instituição, que centralizará a representatividade dos médicos no país.

A criação da nova entidade já tem, inclusive, uma data definida: outubro de 2020. Antes, os colegiados da Fenam e FMB deverão ratificar as diretrizes estabelecidas hoje, o que deve ocorrer até o dia 3 de abril. Depois, a partir de um novo encontro agendado para o dia 14 de abril, se iniciará o detalhamento do estatuto da nova entidade.

“Tivemos um avanço significativo no encontro de hoje. Agora podemos afirmar que já temos a base para uma nova entidade representativa de todos os médicos do país”, destacou o vice-presidente do Simers, Edson Prado Machado, anfitrião do encontro.

Diretrizes estatutárias

Além da data para a unificação, durante o encontro foi estabelecido um conjunto de resoluções que embasarão o estatuto da nova entidade. Foi definido, por exemplo, que a diretoria da federação terá mandato de 3 anos, sendo vedada a reeleição e respeitado um rodizio de representatividade entre diferentes regiões do país. Eventuais alterações estatuárias na entidade deverão ser apreciadas em congresso com aprovação de 2/3 de todos os representantes.

O presidente da FMB, Casemiro dos Reis Junior, comemorou os avanços obtidos na reunião. “Tomamos decisões importantíssimas. Caminhamos, de maneira decisiva, para que a unificação das entidades médicas ocorra ainda em 2020”, destacou.

Já o presidente da Fenam, Marcos Gutemberg Fialho da Costa, destacou que a unificação se refletirá positivamente não apenas para os médicos, mas para a saúde como um todo. “Estamos avançando rumo ao fortalecimento da representatividade da classe médica no país”, afirmou.


Encontro em Porto Alegre definiu diretrizes para unificação de entidades médicas
Encontro em Porto Alegre definiu diretrizes para unificação de entidades médicas

Também participaram do encontro no Simers o secretário geral da Fenam, Carlos Fernando da Silva , o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Fernando Luiz de Mendonça, o Secretário de Comunicação da FMB, Cyro Soncini, o secretário de Educação Médica e Formação Profissional da FMB, Tadeu Calheiros  e os diretores do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Walber Steffano Costa Fernandes e Mário Lobo.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política