Confira o que muda na aposentadoria especial dos médicos com a reforma da previdência
A Luta

Confira o que muda na aposentadoria especial dos médicos com a reforma da previdência

Compartilhe

28/10/2019 00:00


No dia 22 de outubro, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 06/2019, que reformula o sistema previdenciário no Brasil. Essencial para a recuperação das contas públicas e do equilíbrio fiscal do país, a Reforma da Previdência vai impactar as aposentadorias de todos os trabalhadores do país.

Para os profissionais da área da saúde, uma das principais mudanças diz respeito à requisição da aposentadoria especial, garantida aos médicos que atuam expostos a agentes nocivos ou insalubres. As alterações aprovadas dependem apenas da promulgação da nova legislação pelo Congresso Nacional para entrarem em vigor. 

Confira o que muda para os médicos na hora de solicitar aposentadoria especial:

Como é hoje?

Pela regra atual, têm direito a aposentadoria especial os médicos que comprovadamente estiveram expostos a agentes nocivos, sejam eles químicos, físicos ou biológicos, com tempo de contribuição de 25 anos, sem exigência de idade mínima. O benefício equivale à média dos 80% maiores salários, com direito a receber o valor integral, sem a incidência do Fator Previdenciário.

Como será o cálculo com a nova previdência?

Os médicos que iniciarem suas atividades laborais após a promulgação da nova legislação estarão sujeitos a regra permanente da previdência. Desta forma, além de comprovar os mesmos 25 anos de contribuição, só terão direito a requerer o benefício a partir dos 60 anos de idade.

O cálculo do benefício vai considerar a integralidade das contribuições, sem o descarte das 20% menores, como ocorre atualmente. Com a nova regra o benefício deixará de ser integral, pois será considerado o valor de 60% da média salarial, acrescida de 2% para cada ano além dos 20 anos de contribuição em atividade especial. 

Fim da conversão

Outra mudança importante na regra das aposentadorias especiais diz respeito à conversão do tempo de contribuição. Atualmente, o médico que optar pela aposentadoria comum pode converter o seu período de contribuição especial com um acréscimo, para efeito do cálculo, de 40% para homens e 20% para Mulheres.

Assim, cada ano de trabalho sobre condições passível de aposentadoria especial, quando convertidos para a comum, representa 1,4 anos para homens e 1,2 anos para mulheres.

A Reforma da Previdência acabou com esta conversão, equiparando o tempo de contribuição especial ao comum para efeitos do cálculo da aposentadoria.

Regra de transição

A PEC 06/2019 criou uma regra de transição para os médicos que, no momento da promulgação da nova legislação, ainda não obtiveram direito adquirido sobre a aposentadoria especial. Para garantir o benefício eles terão que atingir 86 pontos, considerando a soma da idade e do tempo de contribuição.

Assim, um médico com 25 anos de contribuição em atividade que o exponha a agentes nocivos ou insalubres, só poderá requerer a aposentadoria especial aos 61 anos de idade. Se tiver contribuído por 30 anos, por exemplo, a idade mínima será de 56 anos.

Acréscimo na pontuação

Um dispositivo inserido na PEC 06/2019 deve alterar a dinâmica desta regra de transição a partir de janeiro de 2020. Caso a expectativa de vida do brasileiro aumente em seis meses, será acrescido 1 ponto à exigência na soma idade + tempo de contribuição. Com o mecanismo a pontuação exigida para requerer o benefício pode chegar aos 99 pontos.

Veja no quadro um resumo das principais mudanças na aposentaria especial dos médicos após a Reforma da Previdência:







































ANTES





DA REFORMA












TRANSIÇÃO













APÓS A





REFORMA













25 anos de





contribuição













2019 -





86 pontos tc (25) + id (61)













25 anos de





contribuição













Sem idade mínima













.













Idade





mínima
60 anos













  É possível a conversão do tempo       comum em especial













.













Não é possível a conversão do tempo comum





em especial













Cálculo sobre 80% das maiores





contribuições    













.













Cálculo sobre 100% das





contribuições      
       













Aposentadoria integral - 100%        

























Aposentadoria proporcional - 60% +





2% a cada ano, após 20 anos de contribuição
             








Planejamento da aposentadoria

Diante do novo quadro, para quem trabalha em atividade especial é essencial que procure um profissional especialista em Direito Previdenciário, a fim de elaborar uma estratégia para maximizar a sua aposentadoria por meio de um planejamento previdenciário.





Consultoria Previdenciária do Simers

Para agendar uma consultoria com um especialista em direito previdenciário do Simers clique aqui  ou ligue para telefone (51) 3027.3737


Tags: Aposentadoria reformas trabalhistas e da Previdência Assessoria Previdenciária Advogados

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política