Confira a programação completa do TEDMED Live 2018 Simers
A Luta

Confira a programação completa do TEDMED Live 2018 Simers

Compartilhe

14/11/2018 00:00

O poder dos conceitos Caos e Clareza no avanço da ciência, da saúde pública global e da inovação em Medicina. Essa é a proposta do TEDMED Live 2018 Simers. Pelo segundo ano, o Simers, entidade embaixadora do TEDMED no Brasil, traz o maior evento de inovação em Medicina para Porto Alegre. Será no próximo dia 17, no Sheraton Hotel.

Destinada a médicos associados da entidade, a programação vai proporcionar aos participantes uma verdadeira imersão nos conhecimentos que estão moldando o futuro da Medicina. O evento traz quatro sessões de transmissão exclusiva das palestras que ocorrem durante o TEDMED, na Califórnia, nos dias 14, 15 e 16 de novembro. Depois de cada sessão, apresenta, ainda, um painel com palestras presenciais, conduzidas por expoentes nacionais das áreas de tecnologia e Medicina.

PROGRAMAÇÃO TEDMED 2018 Simers

9h | Sessão 1: Ideias criativas para melhorar os sistemas de saúde

Este painel vai enfatizar um tema muito atual: o acesso e a gestão da saúde. São 4 abordagens diferentes e inovadoras. Seguindo o lema “uma saúde melhor através de parcerias melhores”, demonstra os benefícios do engajamento do paciente e da comunidade com o tema. Joga uma luz na luta pelo acesso ao seguro de saúde e à carreira na área médica pela população carente. Procura eliminar o efeito das disparidades econômicas no tratamento dos pacientes, focando nas necessidades do indivíduo. E usa a economia comportamental para melhorar a maneira como profissionais e pacientes tomam suas decisões.

Jerome Adams - Cirurgião Geral

Denisse Rojas Marquez - Médica e Ativista pela Democratização da Saúde

Mitchell H. Katz - Médico e Advogado de Saúde Pública

David Asch - Economista Comportamental e Diretor Executivo do Penn Medicine Center


11h | Sessão 2: Novas tecnologias para revolucionar tratamentos e beneficiar pacientes

As soluções inspiradoras para melhorar o tratamento de doenças e a qualidade de vida dos pacientes podem ser ideias que envolvem tecnologia de ponta ou procedimentos de baixo custo. Este painel vai trazer a evolução da robótica e o uso de exosuits, mais discretas e funcionais, para recuperar a mobilidade de pacientes. Bioengenharia para fazer células atuarem de maneira terapêutica para responder a doenças de forma dinâmica. Um tratamento pioneiro que usa a genética para modificar as células T dos pacientes e oferecer um tratamento personalizado contra o câncer. Além de tecnologias simples e baratas, que ajudam a reduzir a mortalidade neonatal em hospitais.


Kathleen O’Donnell - Designer Robótica

Tim Lu - Engenheiro Biológico

Carl June - Oncologista e Pioneiro em Imunoterapia

Queen Dube - Pediatra e Investigadora Neonatal


12h | Painel 2 – Luciano Eifler

O speaker local Luciano Eifler comenta os principais insights da sessão 2, falando sobre a realidade local e sua experiência na conexão entre Medicina e tecnologia. 

Eifler é cirurgião geral, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil, empreendedor e entusiasta de novas tecnologias na saúde. Além disso, é fundador da empresa ConceptMed e sócio investidor de startup de robôs de telepresença. 

14h | Sessão 3: Pesquisas relevantes sobre as doenças infecciosas e o cérebro

Um painel que apresenta estudos avançados que lançam novas compreensões sobre temas fundamentais para a saúde. Como agentes patogênicos podem fornecer pistas sobre futuros surtos de doenças infecciosas. Desvendar os mecanismos que levam espirros e tosses a transmitir doenças, das mais simples e as mais graves. Investigar como o cérebro aprende, codifica e registra informações, através da proteína ARC, homóloga aos retrovírus.  Descobrir como o funcionamento dos sistemas neurológico e imunológico é impactado por uma fonte inesperada: o microbioma do intestino.


Daniel Streicker - Investigador de Doenças Infecciosas

Lydia Bourouiba - Cientista em Transmissão de Doenças

Jason Shepherd - Neurobiologista

Sarkis Mazmanian - Médico Microbiologista


16h | Sessão 4: Como nosso comportamento e nossas reações podem afetar a saúde

O último painel traz estudos relevantes, que desvendam como nosso comportamento e nossas atitudes podem afetar o funcionamento do corpo e da mente. Pesquisa que mostra como os conflitos éticos e morais podem influenciar nosso julgamento e distorcer a nossa percepção da realidade. Outro estudo revela como “a praga do perfeccionismo” está afetando a saúde mental dos jovens, promovendo a depressão e, até mesmo, o suicídio. A maneira como verbalizamos, escondemos e lidamos com a dor e o sofrimento é abordada de uma maneira direta e realista, desmistificando o ditado “tudo acontece por uma razão”. O desenvolvimento de programas para auxiliar pacientes de doenças graves e seus familiares a enfrentarem a realidade e descobrirem uma esperança realista para ter mais qualidade de vida também é revelado.


Adam Waytz - Psicólogo da Moralidade.

Thomas Curran - Psicólogo da Personalidade

Kate Bowler - Professora e Escritora

Steve Pantilat - Especialista em Cuidados Paliativos


 17h | Painel 4 –  Gilberto Schwartsmann

O speaker local Gilberto Schwartsmann comenta a sessão 4 e as principais discussões mundiais quando o assunto é o comportamento humano e os reflexos na saúde. 

Schwartsmann é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro titular da Academia Nacional de Medicina e Presidente da Academia Sul-Riograndense de Medicina.


SERVIÇO

Evento: TEDMED Live 2018 Simers

Promoção Simers

Data: 17 de novembro, às 8h

Local: Sheraton Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Porto Alegre)

Público: médicos associados ao Simers

Disponibilidade: 300 vagas

Inscrições: tedmedsimers.com.br


Tags: tedmed

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política