5 aplicativos que facilitam a rotina dos médicos
A Medicina

5 aplicativos que facilitam a rotina dos médicos

Compartilhe

25/05/2018 17:50

Usando smartphone
A mobilidade de levar as informações a qualquer lugar é uma das facilidades dos aplicativos médicos Foto: Freepik
Uma rápida busca na Apple Store ou na Google Play e é possível encontrar uma infinidade de aplicativos médicos. Ainda que a maioria seja voltada ao público em geral, alguns têm foco específico nos médicos, com dados técnicos para consulta. Eles fornecem acesso rápido e prático – e o melhor, em qualquer lugar – a informações que facilitam a rotina médica. Quer aproveitar essas vantagens? Veja a lista de sugestões que separamos para você:

CID-10 PRO

Existem diversos aplicativos disponíveis para ter acesso rápido e prático à Classificação Internacional de Doenças (CID). Entre eles, está o CID-10 Pro, considerado um dos melhores. Sua principal desvantagem é estar disponível apenas para iOS. Por outro lado, conta com mais de doze mil códigos e oferece a opção de procurar as doenças tanto por código quanto sintomas, descrição e nome. É possível adicionar os mais utilizados aos favoritos e também visualizar os acessados recentemente.

Calculate by QxMD

Assim como acontece com os aplicativos para verificar a CID, existem inúmeros deles que oferecem calculadoras voltadas à área médica. O mais conhecido e usado deles é o Calculate by QxMD, disponível para Android e iOS. O app oferece suporte para cálculos em especialidades das mais diversas e é especialmente indicado para quem trabalha em áreas de urgência e emergência. Ao todo, são mais de 300 calculadoras, além de outras ferramentas de apoio ao diagnóstico.

Procedimentos Tuss

O aplicativo fornece a tabela da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (Tuss), que padroniza os códigos e nomenclaturas dos procedimentos médicos. O funcionamento é bastante simples e intuitivo: na barra de busca, basta digitar o número do procedimento ou o seu nome para acessar o descritivo com os detalhes. Também é possível favoritar os procedimentos, para facilitar a visualização futura. Outra vantagem é que o aplicativo dispensa acesso à internet para realizar as buscas. Disponível para iOS e Android.

ProDoctor Medicamentos

Quando surgir aquela dúvida na hora da prescrição, o ProDoctor Medicamentos pode ser uma boa opção de consulta. Ele oferece a consulta de medicamentos (elencando quais são de referência, genéricos ou similares) e de suas bulas. A busca inteligente permite que o usuário encontre as informações de cada medicamento a partir de seu nome, princípio ativo, grupo farmacológico, indicação terapêutica, laboratório e mesmo disponibilidade no programa Farmácia Popular. O principal ponto negativo é a ausência do acesso off-line. Disponível para iOS e Android.

Medscape

Completo, o Medscape reúne diversas funcionalidades: calculadoras, informações sobre patologias (cada condição inclui uma extensa lista, que contém epidemiologia, diagnósticos diferenciais, conduta e opções de tratamento), artigos, vídeos de procedimentos passo a passo e notícias sobre o universo médico. Também permite que você compartilhe e discuta casos clínicos, inclusive tirando dúvidas. Disponível para iOS e Android, a principal dificuldade é que não possui tradução para o português.
Tags: Tecnologia Aplicativos médicos Aplicativos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política