Ação movida pelo Simers contra o IPE será discutida em audiência
A Luta

Ação movida pelo Simers contra o IPE será discutida em audiência

Compartilhe

21/08/2018 17:44

No próximo dia 29, acontece uma audiência no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O encontro é um desdobramento da ação coletiva movida pelo Simers, ainda em 2016, contra o Instituto de Previdência do Estado (IPE). A entidade médica exige o reajuste da inflação dos últimos anos.

Histórico de luta

A luta do Simers para reverter a defasagem no valor dos honorários pagos aos médicos credenciados é histórica. O último reajuste aconteceu em 2011 e as denúncias têm ocorrido desde então. Só em 2017, foram inúmeras ações promovidas. Logo no início do ano, o Simers lançou campanha questionando para onde estava indo o dinheiro do IPE, que teve um aumento de 57% na sua arrecadação em cinco anos. Também aconteceram assembleias em todo o Rio Grande do Sul, reunindo os médicos credenciados para discutir a situação vivida e buscar alternativas. Como resposta à mobilização, o ex-presidente do Instituto, Otomar Vivian, chegou a afirmar que o Simers tinha razão em sua cobrança e que era preciso construir um novo modelo de pagamento, capaz de dar uma remuneração mais justa aos prestadores de serviço. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa. O tema do IPE seguiu em pauta também ao longo de 2018, com a crítica ao novo modelo de funcionamento da instituição, que agora é dividida em duas autarquias. Para o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, a mudança trouxe mais burocracia e ainda não demonstrou ser suficiente para resolver os problemas vividos diariamente por profissionais e usuários.
Tags: Reajuste IPE Instituto de Previdência do Estado

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política