5 dicas para médicos criarem um blog de sucesso
O Médico

5 dicas para médicos criarem um blog de sucesso

Compartilhe

07/11/2016 10:20

Médico blogueiro Utilizar blogs para divulgar o trabalho e melhorar a reputação pode ser um grande diferencial para o médico. Criar conteúdo de qualidade ajuda a aumentar a confiança de possíveis pacientes em relação ao serviço. A produção de conteúdo para divulgar marcas e serviços está em ascensão e é o marketing mais adequado para o médico de acordo com Leandro Cardoso, CEO da MedConsulting. Porém, os profissionais precisam tomar alguns cuidados pois, se o conteúdo for mal feito, o resultado pode ser o inverso do desejado. Confira dicas para escrever um bom artigo de blog:

Tenha uma estratégia

Cardoso afirma que o primeiro passo é ter uma estratégia. “O médico precisa ter claro qual o seu objetivo com o blog ou rede social, que público quer atingir, com que frequência vai produzir conteúdo, de que assuntos vai tratar e como isso vai trazer retorno”, explica. O objetivo do blog de um consultório ou clínica é atrair pacientes. Para isso, o médico deve criar um conteúdo relacionado à especialidade, que seja informativo e útil para as pessoas. Antes de lançar o canal, o médico deve fazer um planejamento de pautas, o que irá escrever e levar em conta a sazonalidade, o que acontece em diferentes épocas do ano. “É fundamental fazer um planejamento e ter certeza que será capaz de manter o canal, sem abandoná-lo depois”, aconselha Cardoso.

Cuidado com a linguagem e edição

O médico tem que ter claro quem é seu público final. Se a ideia é conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos, é preciso escrever em uma linguagem adequada, para leigos. Além da linguagem simples, é preciso cuidar para não escrever textos muito longos e utilizar recursos como subtítulos, destaques, listas e imagens para deixar o texto mais agradável de ler. Deve-se evitar imagens de baixa qualidade, uso do texto em caixa alta e fontes extravagantes. Cardoso sugere que, se o profissional tem dificuldade para escrever, ele pode gravar vídeos: “muitas pessoas têm maior facilidade em falar do que escrever e vídeos funcionam muito bem em blogs e nas redes sociais, mas é fundamental que o vídeo tenha qualidade”. Outra alternativa é contratar um profissional para escrever os textos com supervisão do médico.

Priorizar a qualidade

Frequência é importante, mas Cardoso lembra que é melhor escrever pouco do que escrever textos ruins ou copiados. "Jamais copie um texto da internet. Isso não só é terrível para a reputação do médico, como piora a posição do blog no Google".

Cuidar com as normas do CFM

O Conselho Federal de Medicina e os conselhos regionais estabeleceram uma série de normas em relação ao marketing médico. É muito importante que o médico domine essa regulamentação antes fazer um blog ou perfil em rede social. Por exemplo, é fundamental que o médico não divulgue tratamento não reconhecido pelo CFM ou Anvisa, não prometa resultados, não faça comparações e nunca diga que o seu serviço é superior ao de outros médicos.

Pense em como irá divulgar o blog

Ao criar um blog, o médico quer atingir um público e é preciso pensar em como chegará nessas pessoas. “É de praxe que os novos artigos do blog sejam compartilhados nas redes sociais e enviado por e-mail para a base de pacientes do médico”, explica Cardoso. O médico também pode trabalhar o SEO (search engine optimization em inglês) do blog para que a página seja facilmente encontrada nas pesquisas do Google. Aumentar o ranqueamento de um blog no Google é uma ciência complexa - há profissionais especializados em aumentar a relevância de sites no Google. Porém, o médico pode tomar alguns cuidados como não misturar assuntos diferentes em um texto; criar um título chamativo, direto e curto; repetir a palavra chave algumas vezes no texto e utilizar subtítulos do tipo h1, h2 e h3. Além disso, o médico ainda pode pagar anúncios para ganhar destaque nas redes sociais e no Google. Sabendo que o assunto de marketing digital pode ser complexo, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) criou o curso Introdução ao Marketing Digital. Um curso com duração de dois dias criado especialmente para médicos. Saiba mais: 6 mentiras sobre a divulgação do consultório que insistem em contar 5 coisas que os médicos NÃO PODEM fazer nas redes sociais Como atrair mais pacientes para consultório ou clínica  
Tags: marketing médico blog artigo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política