Simers - Sindicato Médico do Rio Grande do SulInício

Diretoria

A gestão 2016/2018 do Sindicato Médico do RS está organizada nos seguintes segmentos:
Presidência, Vice e Secretaria Geral, Diretoria, Conselho Consultivo, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes.

Paulo de Argollo Mendes

Formado em 1974 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Gastroenterologia e Medicina Interna, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (USP). Cidadão Emérito de Porto Alegre, atuou como secretário de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), presidente da Associação dos Médicos do Hospital Conceição (Amehc) e conselheiro do Cremers. Presidiu também a Confederação Médica Brasileira (CMB) em 2000. Presidente do SIMERS desde 1998, assumiu ainda em 2008 a presidência da Fenam.

Maria Rita de Assis Brasil

Formada em 1977 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Medicina Interna pela UFRGS. Integrou a diretoria da Associação Gaúcha de Médicos Residentes no início da década de 80, o Conselho Estadual de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre. Coordenou o Conselho Municipal de Saúde de Alvorada. Vice-presidente do SIMERS desde 1998, atua hoje emergência do Hospital Conceição e é plantonista do Hospital Ernesto Dornelles. Em 2008, assumiu a direção da Condição Feminina da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

André Luiz Borba Gonzáles

Formado em 1974 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista e Gastroenterologia e Medicina Interna, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (USP). Cidadão Emérito de Porto Alegre, atuou como secretário de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), presidente da Associação dos Médicos do Hospital Conceição (Amehc) e conselheiro do Cremers. Presidiu também a Confederação Médica Brasileira (CMB) em 2000. Presidente do SIMERS desde 1998, assumiu ainda em 2008 a presidência da Fenam.

Ariadene Beatriz P. Duarte

Formada em 1974 pela UFRGS, pediatra e psicanalista de adolescentes e jovens, atua em consultório na cidade de Montenegro. Integrante da diretoria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul desde 2001. Foi delegada regional da entidade.

Maurício Alberto Goldbaum

Formado em 1977 pela Pontifícia Universidade Católica de Pelotas (UCPel), especialista em Anestesiologia. Foi diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e membro do Conselho de Administração da Federação das Unimeds do RS. Atua na Santa Casa de Pelotas e também é presidente da Transporte Aeromédico Uniair, da Unimed RS.

Gisele Rodrigues Lobato

Formada em 1980 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em nefrologia, com mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade  de Medicina da UFRGS. Foi presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia (períodos 1995-1996 e 1997-1998), integrante do Conselho Estadual de Saúde em 2006 e do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas (Sindilac). Autora do livro “O Homem. A Doença. Mitos e Verdades na Prática da Medicina”, com o médico e seu pai, Oly Lobato.

Diretoria Geral

Alberto Salgueiro Molinari

Formado em 1977 pela Fac. Medicina da PUCRS, Residência Médica em Cirurgia Geral (1978-9), mestre em Clinica Médica (Área de Concentração em Nefrologia – 1997), especialista em cirurgia Endócrina pela Universidade de Miami (1993-6) e pela American Association of Endocrine Surgeons (AAES – 1998), preceptor dos PRM de Cirurgia Geral Especializada e de Endocrinologia do HNSC, cirurgião dedicado à Cirurgia Endócrina nos Hospitais Conceição, Mãe de Deus e Divina Providência, Conselheiro Fiscal e de Adminitração da UNIMEDPOA por 6 mandatos, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia Cirúrgica(SBEC).

Alcides José Zago

Bruno Mendonça Costa

Formou-se em 1963 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializando-se em Psiquiatria. Por participar dos movimentos estudantis, precisou esconder-se e sair de Porto Alegre na época do golpe militar de 64, mas em 71, foi preso e torturado por 60 dias. Possui mestrado em Farmacologia e doutorado em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi presidente da Associação Mário Tannhauser de Ensino, Pesquisa e Assistência (AMTEPA). Recebeu o título de cidadão emérito de Porto Alegre. Hoje é professor de pós-graduação em Psiquiatria.

Carlos Antonio Madalosso

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1964. Especialista em Gastroenterologia e em Coloproctologia pela UFRGS. Fundador da Comissão Interministerial de Saúde de Passo Fundo e membro fundador do Conselho Municipal de Saúde do município. Presidiu a ADCE Planalto Médio de 2003 -2005 e atuou como diretor médico do Hospital Municipal Dr. César Santos nos anos de (1965 – 1970) e de (1972 – 1974). Professor Titular Fundador na Disciplina de Gastroenterologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo/ UPF. Diretor desta Faculdade por 14 anos, período de (1972-1986). Foi Secretário Municipal da Saúde de 1997 a 1998 de Passo Fundo. Atualmente, é integrante do Conselho Fiscal do Instituto de desenvolvimento de Passo Fundo, membro titular da Academia Passo Fundense de Medicina e da Academia Passo Fundense de Letras. Atende em consultório e nos hospitais São Vicente de Paulo e IOT de Passo Fundo.

Clarissa Coelho Bassin

Formada em Medicina na UFRGS, é especialista em Medicina Geral e Comunitária e Medicina do Trabalho. Além do seu consultório, atua no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), em Porto Alegre. É perita médica do INSS.

Cristina Helena Targa Ferreira

Formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), especialista em gastroenterologia, hepatologia e endoscopia pediátricas. Pós-graduada como Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em gastroenterologia. Atua como chefe do serviço da gastroenterologia pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio do Complexo Hospitalar Santa Casa. É médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), do Instituto do Aparelho Digestivo (IAD) e secretária geral da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS).

Fabio da Silva Gatti

Formado em 1982 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez Residência Medica em Pediatria no Hospital de Clinicas de Porto Alegre (1983-1984). Médico Pediatra do Pronto Atendimento Bom Jesus, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Delegado Sindical.

Fernando Starosta de Waldemar

Médico formado pela UFRGS em 2003. Especialista em Clínica Médica e Medicina de Urgência. Possui MBA de Gestão em Saúde pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Membro fundador e atual presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar – SOBRAMH. Senior Fellow em Medicina Hospitalar pela Society of Hospital Medicine. Atual presidente da regional Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – SBCM-RS.

Flávio José Petersen Velho

Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 1976. Mestre e doutor em cardiologia pela UFRGS. Atua como professor adjunto da Faculdade de Medicina da PUCRS; cardiologista com área de atuação em ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Conselheiro de Administração da UnimedPoA.

Germano Mostardeiro Bonow

Formado pela Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, atual Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em 1968. Realizou pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo, em 1971 e na Escola Interamericana de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, em 1974. Em 1979, concluiu mestrado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Através de sua intensa carreira política, dedicou-se sobremaneira as causas da saúde pública. Foi eleito por quatro vezes consecutivas deputado estadual entre os anos de 1987 a 2002. Em 2007 foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Entre suas atividades figuram as de secretário na Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (1979-1986 e 1995-1998); médico do Funrural, da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto Nacional de Previdência Social – INPS e da Santa Casa de Porto Alegre; professor de Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UNISINOS. Atualmente, Germano Bonow integra o corpo diretivo do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e exerce o cargo de Diretor do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul.

Gustavo Steibel

Ivan Carlos Ferreira Antonello

Formado em 1975 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialista em Medicina Interna e Nefrologia, Mestre em Nefrologia pela UFRGS e Doutor em Medicina pela PUCRS. Servidor público como Médico em Saúde Pública na Secretaria da Saúde do RS até 1999, Presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia entre 1989 e 1991, Secretário da Sociedade Brasileira de Nefrologia entre 1992-1994. Conselheiro da Associação Médica do Rio Grande do Sul entre 1989 e 2005, do Conselho Regional de Medicina entre 1998 e 2003, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul a partir de 2000. Diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS de dezembro de 2004 a dezembro de 2012. Professor Titular do Departamento de Medicina Interna dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da PUCRS.

Jorge Luiz Eltz de Souza

Formado em 1977 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializou-se em Pediatria. Ex-presidente do DCE da UFRGS (1975-1976), das associações gaúcha (1979-1980) e nacional de médicos residentes (1980-1981), trabalhou na UTI Neonatal da Santa Casa, e em várias emergências hospitalares. Atualmente, exerce suas atividades no posto Santa Martha e no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS).

José Paulo Rotunno Corrêa

Formado em 1976 pela Pontifica Universidade Católica de Pelotas (UCPel), especialista em Clinica Médica. Atua na Santa Casa de Santa Vitória do Palmar, onde é membro da Associação Médica da cidade. Participou do Conselho Administrativo da Unimed Litoral Sul por quatro anos.

Oscar Medeiros Blanco

Ano de Formatura : 28/12/1985, na Universidade Federal de Santa Maria, CREMERS 14.852,Especialista em Anestesiologia, pelo Sociedade Brasileira de Anestesiologia registro Nº 8642 e M.E.C. Nº 10.311. Mestrado em Auditoria Médica pela WN Saúde do Paraná. Diretor Clínico da Santa casa de Uruguaiana biênio 2010-2011,Representante do Corpo Clínico no Fundo Municipal de Saúde durante o mesmo biênio, Médico Auditor e autorizador concursado da Secretária de Saúde de Uruguaiana desde 04/98, Médico Auditor e Secretário da Unimed Uruguaiana de 1991a 2006, atual Vice-presidente. Atualmente Secretário do Cremers e Conselho Fiscal do Corpo Clínico da Santa Casa.

Roberto Assumpção Gaffree

Formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1980, concluiu residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Independência. Realizou cursos relacionados à sua área nos Estados Unidos (1993), Espanha (1997), e Argentina (2008), além de outros ministrados no Brasil. Atualmente, é médico do Guarany Futebol Clube, de Bagé, diretor da Clínica Dr. Gaffrée, e servidor público estadual.

Ronaldo Guimarães Lerch

Formado em 1973 pela Faculdade de Medicina de Rio Grande, é especialista em Pediatria e Medicina do Trabalho. É chefe do ambulatório da Pediatria do Hospital da Criança Conceição há mais de dez anos. Trabalha no Grupo Hospitalar Conceição desde 1975.

Volnei Santos Malheiros

Formado pela Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), pediatra, presidente da Associação Médica de Panambi, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), conselheiro da Unicred e presidente do Conselho Fiscal da Unimed Ijuí. Atua no Hospital de Caridade de Panambi, onde possui consultório, assim como na cidade de Santa Bárbara do Sul, no Noroeste do RS.