EM ATUALIZAÇÃO: Confira as últimas notícias sobre a mobilização dos municipários de Porto Alegre

Esta matéria está em atualização constante 

Acompanhe aqui o histórico de notícias sobre a situação dos municipários e fique por dentro do trabalho realizado pelo Simers em prol da saúde de Porto Alegre.

Municipários de Porto Alegre

04/12 – As entidades sindicais decidiram alterar o dia de greve geral, transformando-o em um “Dia Nacional de Lutas e Mobilização Contra a Reforma da Previdência”. Em razão disso, não haverá mais paralisação no dia 05/12 e sim, uma série de atos e manifestações.

30/nov – Em assembleia realizada na Casa do Gaúcho, o Simpa decidiu pela paralisação das atividades na próxima terça-feira (5). A interrupção das atividades por um dia será em protesto contra o parcelamento dos salários do funcionalismo, a indefinição sobre o pagamento do 13º salário e a reforma da Previdência, proposta pelo governo federal. A categoria voltou ao trabalho em 14 de novembro, após 40 dias de greve.

13/nov, 17h20 – Em assembleia na tarde desta segunda-feira (13), na Casa do Gaúcho, os servidores ligados ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) decidiram suspender a paralisação iniciada em 5 de outubro e manter o estado de greve.

09/nov, 20h – Simpa agenda assembleia geral para a segunda-feira, 13/11, às 14h, na Casa do Gaúcho.

7/nov, 20h – Cerca de 110 pessoas compareceram na sede do Simers para reunião com a Comissão Especial de Vereadores  para discutir os Projetos de Lei do Executivo enviados à Câmara. Os vereadores Dr Thiago, Dr Goulart, Sofia, Airto Ferronato e Fernanda Melchionna ouviram as demandas dos municipários. Confira aqui.

07/nov, 16h50 – Em Assembleia realizada na Casa do Gaúcho, junto ao Parque da Harmonia, os municipários decidiram pela manutenção da greve. Uma nova Assembleia já está marcada para a próxima terça-feira, dia 14/nov.

07/nov, 12h53 – O prefeito Nelson Marchezan Jr. publicou uma nota informando que vai retirar de tramitação um dos Projetos de Lei Complementar que tratam da remuneração e carreira dos servidores municipais. A decisão se refere ao PL 11/2017, que trata de diversos aspectos referentes a regimes especiais de contratação, gratificações e avanços de carreira.

01/nov – Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, os municipários de Porto Alegre visitarão a Câmara de Vereadores com o objetivo de sensibilizar os parlamentares para que rejeitem os Projetos de Lei do Executivo que desconsideram anos de luta  construção de um Plano de Carreira para a categoria. Por isso, os municipários convidam os médicos gaúchos para que, juntos, estejam às 14h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e visitem todos os gabinetes. É a oportunidade de conversar com o seu vereador e defender os seus direitos,  desconstruindo a narrativa de que eles são “privilégios”. Essa luta não é apenas dos servidores municipais, é de toda a população de Porto Alegre, que merece um atendimento de qualidade.

Próximos passos

Na terça-feira (07), todos estão convocados a comparecer às 20h, na sede do Simers, para a reunião da Comissão Especial da Câmara de Vereadores, quando serão debatidos com os parlamentares os projetos do prefeito Nelson Marchezan Jr.

Simers recebe reunião itinerante da Comissão Especial para debater projetos de Marchezan

Na quarta-feira (08), será votada pela manhã, na Câmara de Vereadores, o relatório dessa Comissão Especial. À tarde, asdemais Comissões analisarão os resultado e definirão se os projetos irão à Plenário.

Os projetos que prejudicam o funcionalismo de POA:

  •  07/2017 – Extinção da Licença-Prêmio por Assiduidade
  • 08/2017 – Altera a data de pagamento dos servidores, aposentados e pensionistas, exclui atualização monetária em caso de atraso e institucionaliza o parcelamento dos salários.
  • 11/2017– Modifica avanços, extingue gratificações de adicionais por tempo de serviço e a incorporação de funções gratificadas (retirada de tramitação).
  • Perdas estimadas entre 20 e 30% de salário